Supletivo.gov.br, Existe supletivo gratuito do governo?

Existe o site supletivo.gov.br como oferta de ensino supletivo ou EJA - Educação de Jovens e Adultos, por parte dos governos. Leia o artigo sobre o assunto e entenda.

» Página Inicial

Eu estava fazendo algumas pesquisas e notei que o termo supletivo gov br é bastante procurado por usuários, então fiquei imaginando se muitos acreditam que o governo federal tenha  supletivo que estaria disponível no site acima. Explico: tudo que termina com .gov.br é site de governo, seja ele municipal, estadual ou federal, logo, supletivo.gov.br seria um site do governo destinado ao supletivo. O detalhe é que este site não existe, em uma consulta ao site de registros de domínios do Comitê Gestor da Internet no Brasil, percebi que o endereço está disponível.

Supletivo do governo

Quer dizer então que não existe supletivo do governo? Existe sim. O que afirmei acima é que o site supletivo.gov.br não existe, mas o governo federal e os governos estaduais, como até alguns municipais tem programas para certificação de jovens e adultos, o chamado EJA ou supletivo.

Supletivo do governo Federal

O governo federal, através do Ministério da Educação, tem pelo menos duas iniciativas voltadas para certificação de jovens e adultos: o ENEM e o ENCCEJA.

ENEM

O ENEM não foi criado para fins de supletivo, mas a versão atual dele permite isso. O aluno interessado em obter o certificado de conclusão do ensino médio, deverá fazer a inscrição para o exame, informar que deseja obter a certificação do ensino médio e conseguir no mínimo 400 pontos na prova.

ENCCEJA

Este programa, conhecido com Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é uma avaliação gratuita visando a certificação do ensino fundamental apenas, o ensino médio pode ser obtido pelo ENEM já descrito acima. Uma exceção são os residentes no exterior que podem fazer a prova para o ensino fundamental e médio.

Os sites para informações e inscrição são: https://enem.inep.gov.br/ e https://encceja.inep.gov.br/. Note que não existe ainda o site supletivo.gov.br

Supletivo dos governos estaduais e municipais

Outras ações dos governos para o supletivo ocorrem em nível estadual ou em alguns casos até municipal. No estado, diversas escolas tem o supletivo presencial que é diferente dos exemplos acima do ENEM e ENCCEJA. No EJA presencial o aluno precisa frequentar a escola e fazer suas provas ali mesmo, como acontece nas aulas tradicionais do ensino fundamental e médio. Para saber qual escola oferece o EJA presencial, procure a secretaria estadual de educação ou a secretaria municipal de educação em sua cidade ou uma escola do estado mais próximo de sua casa. Se você mora em uma capital de estado ou em cidades de médio e grande porte, consulte a seção EJA do site educação.cc onde estão listadas as escolas que podem ser consultadas sobre o supletivo.

Para finalizar, lembre-se apenas que o supletivo.gov.br faz bastante sentido, mas nenhum órgão de governo usa este domínio, pelo menos não até a data deste artigo que é 02/04/2013.


Veja também: