Faculdade e Curso de Engenharia de Biotecnologia. Conheça

Saiba sobre o Curso Superior de Engenharia de Biotecnologia e veja onde encontrar esta formação no Brasil, o mercado e regulamentação dos engenheiros de biotecnologia. [25|ENGENHARIA (GRUPO IV) - ENGENHARIA DE BIOTECNOLOGIA]

» Página Inicial

O curso de Engenharia de Biotecnologia é voltado para práticas de engenharia em conhecimentos de caráter tanto biológico, quanto químico por meio da aplicação de novas tecnologias nos setores de química, alimentício e ambiental.

Dessa forma, o profissional engenheiro de biotecnologia se torna um conhecedor das mais diferenciadas fórmulas da física e química, além da informática, estatística e biologia.

Há quem diga que essa é a profissão dos sonhos para quem quer atuar em laboratórios. Mas, além disso, o trabalho do engenheiro de biotecnologia também abrange a criação de produtos inovadores, melhora genética em geral, desenvolvimento de ingredientes para compor alimentos de caráter industriais ou plantas em geral e muito mais. Sua área de pesquisa pode ser voltada até mesmo para os micro-organismos que ficam presentes em bebidas e alimentos em geral: tudo dependerá da área que o profissional escolhe para trabalhar, já que a profissão é bem abrangente e o mercado está de portas abertas para esses profissionais.

Veja um vídeo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná sobre o curso:

O engenheiro de biotecnologia pode optar por trabalhar no segmento de alimentos e bebidas, no setor de saúde, agronegócios ou até mesmo com processos biotecnológicos envolvendo o meio ambiente.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho dos indivíduos que decidem optar pela formação superior em Engenharia da Biotecnologia é bem extenso e promete crescimento gradativo dentro dos próximos anos. E os motivos são simples: diretamente relacionado com a produção de alimentos, as indústrias devem suprir com a alimentação de toda a população mundial, que em 2050 deve chegará a até 9 bilhões de habitantes.

Por conta disso, o setor está sempre em constante crescimento. Mesmo que o engenheiro de biotecnologia não queira optar pelo setor industrial alimentício, ele ainda pode optar pelo setor de biocombustíveis, cosméticos, indústria farmacêutica e assim por diante. Toda a indústria está de portas abertas para a atuação desse profissional.

Regulamentação dos engenheiros de biotecnologia

Algo que preocupa um pouco é a regulamentação da profissão, já que até então os engenheiros de biotecnologia não possuem uma lei específica para representar a profissão. Dessa forma, por enquanto o caminho mais simples é regulamentar a profissão por meio de Conselho de Classe, que defende os interesses dos profissionais engenheiros de biotecnologia.

Veja onde estudar?

Veja abaixo os locais onde o curso de Engenharia de Biotecnologia poderá ser encontrado no Brasil. A relação foi obtida do relatório do CPC-2012 do Ministério da Educação.


Veja também: