Pronomes relativos: cujo, qual, quanto, que e os invariáveis
Saiba o que são pronomes relativos e os exemplos de: cujo, qual, quanto, que e os invariáveis. Veja as regras de aplicação deles e exemplos com frases comuns para você compreender melhor o seu uso na língua portuguesa.
As pessoas estão cada vez mais querendo entender as lacunas da língua portuguesa e nem sempre é fácil compreender suas regras e classificações que estudamos desde o início de nosso desenvolvimento até o fim da nossa vida.
As classificações da língua portuguesa foram criadas para que tivéssemos maior facilidade na compreensão e utilização diárias dessas regras e classificações, mas muitas vezes acabam surgindo muitas dúvidas se realmente estamos empregando de forma correta.
Dentre essas classificações os pronomes relativos acabam gerando duvidas referente ao seu emprego na nossa comunicação e entender como utilizar esses pronomes pode nos ajudar a evoluir na forma como nos comunicamos diariamente, e a melhor forma de fazer isso é além de estudarmos colocar em pratica o que aprendemos, buscar informações e esclarecer nossas dúvidas.
Pronomes relativos
Ao iniciarmos um estudo sobre pronomes podemos encontrar diversas classificações e nem sempre é fácil compreender ou entender a sua utilização de forma adequada numa primeira lida, mas ao exercitarmos diariamente podemos ir adquirindo um aprendizado que torna o emprego dos pronomes mais fácil.
Dentre os muitos pronomes que podemos aprender e as pessoas tem dificuldade em empregar estão os pronomes relativos que na verdade não são tão complicados e ao analisarmos melhor vemos que já utilizamos diariamente em nossa comunicação escrita e falada, seja de maneira formal ou informal.
Os pronomes relativos são aqueles que se relacionam sempre com o termo da oração que antecede, podendo servir de elo de subordinação das orações, exercendo uma função sintática a frases, os pronomes relativos são utilizados para evitar a repetição de termos ou palavras na oração.
A utilização dos pronomes relativos em uma oração facilita a compreensão da frase sem a mesma ficar repetitiva com a utilização das mesmas palavras, os pronomes relativos podem ser variáveis e invariáveis e ambos podem são utilizados para dar sentido a uma oração.
Os pronomes relativos podem ser variáveis e invariáveis e a sua utilização em uma oração pode vir acompanhado de preposição quando a regência assim determina, para entender melhor quais são pronomes relativos variáveis e invariáveis, podemos classificar como variáveis e invariáveis os seguintes pronomes relativos:
Variáveis
- O qual, a qual;
- Os quais, as quais;
- Cujo, cuja;
- Cujos, cujas;
- Quanto, quanta;
- Quantos, quantas;
Invariáveis
- Que;
- Quem;
- Onde
Emprego dos pronomes relativos
O emprego dos pronomes relativos variáveis e invariáveis podem ser uma dúvida constante na cabeça de muitas pessoas, mas se entendermos de forma separada a utilização desses pronomes fica bem mais fácil emprega-los na nossa comunicação diária.
- Os pronomes relativos são precedidos de preposição quando a regência assim determina, ou seja, necessário.
- O pronome relativo quem é utilizado para referir a pessoas.
- O pronome relativo quem pode ser classificado como pronome relativo indefinido.
- Quando for utilizado antecedente o pronome relativo quem tem que vir acompanhado de preposição.
- O pronome relativo que é chamado de relativo universal por ser o que tem o mais largo emprego, esse relativo pode ser referido a pessoas, coisas, singular e plural.
- Esse pronome relativo que pode ter como antecedente demonstrativo o, a, os, as.
- O pronome relativo cujo é um relativo possessivo que é equivalente a qual, de que, de quem e deve este ser concordado com a coisa possuída.
- O pronome relativo quanto, quantas e quantos são os pronomes utilizados quando seguem pronomes indefinidos tipo tudo, todos e todas.
- O pronome relativo onde é utilizado para indicar lugar e seu sentido é aproximado de em que, no qual.
Exemplos de pronomes relativos
Ao analisarmos os pronomes relativos variáveis e invariáveis podemos perceber que muitos desses pronomes são usados na nossa comunicação diária, mas em muitos casos temos dúvidas se estamos empregando esses pronomes relativos de forma adequada.
E pensando em uma maneira de compreender o uso adequado dos pronomes relativos em nossa rotina encontramos dentre várias formas de aprendizado os exemplos que nos ajuda a esclarecer dúvidas em questão desses pronomes relativos sendo variáveis ou invariável e alguns dos exemplos relacionados aos pronomes relativos estudados são:
- Este é o país onde nasci.
- Este é o palácio que eu morei.
- Estude tanto quanto for preciso.
- Tomei a decisão naquela noite chuvosa, durante a qual não consegui dormir.
- Este é o homem a quem sempre amei.
- Escolheram os dançarinos cujo a performasse foi a melhor.
- O que é ditongos e hiatos. Acentuação ortográfica
- Adverbio: locução adverbial e adjunto adverbial
- Colégio Cruzeiro e Colégio Santa Cruz. Endereço e telefone
- Como acentuar palavras paroxítonas. Regras e exemplos
- Cursos online - ensino e educação a distância
- Cursos Superiores: Graduação, Pós graduação e extensão
- Diferença entre taxa e tarifa e imposto
- Diferença entre Zona do Euro e União Europeia
- Escola estadual. Vantagens e desvantagens
- Faculdade de Engenharia de Computação, disciplinas e onde estudar
- Faculdade e Curso Superior de Engenharia Química. Dicas e onde estudar
- Faculdades, Curso Superior de Farmácia e profissão farmacêutico
- Números em inglês por extenso de 1 a 1000
- O que é monarquia? Tipos no Brasil e no mundo
- Para que serve o INSS e Previdência Social
- PV - Partido Verde
- Supletivo em Nova Iguaçu e Duque de Caxias-RJ. Escolas com EJA
- Supletivo em Paulista, Caruaru e Cabo de Santo Agostinho. EJA no PE
- Tipos de matrizes: Quadrada, triangular, diagonal, nula e outras
- Tipos de vegetação: Savana, vegetação de montanha e deserto