Idade Média e períodos Feudalismo e Cultura Medieval

Perguntas e respostas sobre idade média. Aonde surgiu a Civilização Islâmica? O que foi feudalismo? Como ocorreu a Decadência do Feudalismo? Entre outras perguntas.

» Página Inicial

O que foi a idade média?

É um período da história da Europa que ocorreu entre os séculos V e VX, que teve seu incio com o fim do império romano do Ocidente e vai até 1453, com a conquista da cidade de Constantinopla pelos turcos.

Aonde surgiu a Civilização Islãmica?

A península Arábica fica entre a africa e a Mesopotâmia. os desertos cobrem a maior parte do seu território. os lugares propícios para a fixação humana são os oásis e o litoral ocidental, onde se situa Meca, a maior cidade árabe, local de peregrinação.

Os árabes pré-islâmicos eram povos semitas, em sua maioria nômades. Viviam do comércio, do pastoreiro e da guerra, não havia unidade política, pois prevalecia o sistema tribal.

A Idade Média foi dividida em dois períodos, quais foram e o surgiu com eles?

*Alta Idade Média (século V a X)

Formação do feudalismo.

*Baixa Idade Média (século X a XV)

degradação do feudalismo e surgimento do capitalismo.

Catedral - idade média

O que foi feudalismo?

O fim do Império Romano do Ocidente significou para a Europa uma mudança radical em suas estruturas econômicas, sociais, politicas e culturais. o resultado foi a formação gradual de um modo de produção que fundiu elementos das culturas germânicas, trazidas pelos bárbaros, como as da cultura clássica, herdada dos romanos, a esse sistema denominamos feudalismo onde relações eram de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferecia ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso.

Como era Cultura Medieval?

A mentalidade do homem medieval era impregnada dos valores do cristianismo. A igreja Católica foi a única instituição romana que sobreviveu às ruínas do império, conseguindo monopolizar a intermediação de Deus com os cristãos. Aqueles que discordavam de seus dogmas eram considerados hereges e estavam sujeitos às serevas penas impostas pelo Tribunal de Inquisição. o papa, chefe máximo da Igreja, possuí enorme poder sobre a sociedade.

Como ocorreu a Decadência do Feudalismo?

O século XIV foi marcado por crises de fome, guerra, epidemias e rebeliões contra a ordem feudal e católica.

ouve uma declínio muito grande na produção agrícola, pois foi havendo a ocupação de solos poucos férteis, o mau uso do solo, a falta de técnicas agrícolas e o clima adverso tornaram as produções bem escassas neste seculo, o comercio com outras cidade entrou em colapso,e fome foi se espalhando.

E como foi surgindo o fim da Idade Média?

Depois de passar pela peste negra , a guerra dos cem anos, cisma no ocidente e as revoltas camponesas, o império foi entrando em declínio. e muitos apoiados pela burguesia e fortalecidos graças a decadência dos senhores feudais, os reis, antes meras peças políticas decorativas, aumentaram gradativamente seus poderes e incentivaram a busca de novos mercados por meio da navegação marítima. o capitalismo comercial vai substituindo e o feudalismo como sistema hegemônico.


 
Veja também: