Classificação de preposição, significado e exercícios

O que são preposições na língua portuguesa, qual é o seu significado e quais são os exemplos práticos em que ela é aplicada no dia a dia das pessoas? Veja também um exercício com o uso de preposição.

» Página Inicial

As preposições são termos que fazem a união de frases, textos e falas. Esses termos são encontrados em diferentes orações e não possuem variações, como os verbos por exemplo. As preposições são extremamente importantes dentro da nossa, gramática, isso porque são elas as responsáveis pela conexão das orações.

A preposição é um termo muito importante dentro de um texto, pois é ele quem estabelece a conexão entre dois termos de uma oração, dando a ela a coerência e a coesão necessária para que se faça sentido por meio dela.

Os termos mais comuns que utilizamos para unir orações são: De, a, com, por, para, em, até, porém vale ressaltar que existem muitas outras que serão apresentadas mais à frente em uma lista.

De início é importante saber que a preposição nada mais é do que palavras que servem para unir termos diferentes de uma mesma oração, provocando assim um sentido aquele texto e maior estruturação.

Significado de preposição

Preposição - significado e exemplos

A preposição é o termo que utiliza para designar as palavras que tem como função a união de termos dentro de uma oração. Quando ocorre essa união, dizemos que um dos termos da oração fica subordinado ao outro, ou seja, um fica dependente do outro. E de fato, é preciso que se entenda que o primeiro termo será sempre o regente, e o segundo o regido.

Pois bem, as preposições normalmente não possuem variações de gênero e número. Porém, quando estão associadas a um artigo, pode ocorrer variações. Essas variações podem implicar no número e no gênero do termo.

Uma frase pode ter mais de uma preposição, isso irá depender da ideia que o interlocutor deseja passar. Vale lembrar que a preposição é o termo que traz sentido e coesão ao texto.

Para que sua produção, seja na escrita ou fala, esteja correta é necessário que você saiba inserir os termos que fazem a ligação. As preposições são as responsáveis por trazerem aos textos todo o sentido de uma frase, sem elas um texto pode perder completamente o seu significado, oferecendo interferência durante a comunicação.

E mais, é preciso lembrar sempre inserir as preposições em seus textos, devido ao fato de que sem elas a sua produção fica sem sentido e não vale à pena passa-la adiante. Sendo assim se atente aos fatos que envolvem as preposições.

Tipos

Preposições essenciais: são palavras que funcionam puramente como preposição: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, por, perante, sem, sob, sobre, trás.

Exemplos: Quero fritas com bacon/ Te espero em casa/ Sou grata a todos.

Preposições acidentais: são palavras que possuem outras classes gramaticais, mas que também funcionam como preposições: afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, feito, fora, mediante, menos, salvo, segundo, senão, tirante, visto.

Exemplos: Durante o período da tarde fico em casa/ Segundo o que está escrito no manual, não devemos mexer nesses fios/ Sua encomenda só será entregue na residência mediante ao pagamento do valor todo.

Locuções prepositivas: são duas ou mais palavras em que a última é uma preposição: abaixo de, acerca de, acima de, a fim de, além de, antes de, ao invés de, ao lado de, a par de, apesar de, a respeito de, atrás de, através de, de acordo com, debaixo de, de cima de, dentro de, depois de, diante de, em frente de, em lugar de, em vez de, graças a, perto de, por causa de, por entre.

Exemplos: Em vez de comermos comida japonesa, que tal comermos comida mexicana/ A respeito da reunião, discordo da sua opinião/ De acordo com o que diz no relatório, estamos indo bem com a empresa.

Resumidamente temos:

  1. Preposições essenciais: exclusivamente preposições – A, ante, perante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, por, sem, sob, sobre, trás, atrás de, dentro de, para com.
  2. Preposições acidentais: palavras que pertencem a outras classes gramaticais porem exercem a função de preposição – Como, durante, exceto, fora, mediante, salvo, segundo, senão, visto.
  3. Locuções prepositivas: duas ou mais palavras que unidas formam uma preposição, sendo que a última delas sempre será preposição – Abaixo de, acerca de, acima de, ao lado de, a respeito de, de acordo com, em cima de, embaixo de, em frente a, ao redor de, graças a, junto a, com, perto de, por causa de, por cima de, por trás de.

Sugestões de uniões entre preposições e outras palavras:

Contração e Combinação de preposição

A contração é quando a preposição muda de estrutura, enquanto a combinação é quando se mantem inalterada, apenas se une a outro termo. Veja os exemplos abaixo:

Contração de preposições:

Combinação de preposições:

Exercício sobre preposição

Considere as orações em pauta analisando-as:

Quanto ao valor semântico estabelecido pelas preposições, ambas apresentam semelhança de sentido? Explique.

Resposta: Não, pois o valor semântico estabelecido pela primeira é de lugar, enquanto que na segunda revela o instrumento utilizado para se locomover de um lugar a outro. Veja mais aqui: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-preposicao.htm#questao-1.


 
Veja também: