Faculdade de Psicologia, o que estuda, profissão e regulamentação

Conheça as informações sobre o Curso Superior de Psicologia, o que um aluno deste curso irá estudar, como é o mercado de trabalho para o psicólogo e a regulamentação da profissão. [26|Psicologia]

» Página Inicial

A área de Psicologia é a que se encarrega dos estudos e análises a respeito do comportamento do ser humano, diagnosticando, prevenindo e tratando distúrbios emocionais, mentais e de personalidade.

É claro que a Psicologia é muito mais ampla do que isso, mas seu ponto de partida é analisar, de acordo com critérios coerentes, as emoções, valores, ideias, propósitos e atitudes de uma pessoa. Se ela tiver algum problema, o psicólogo vai ajudá-la a identificar e a buscar as soluções possíveis, mudando comportamentos autodestrutivos.

Quem se forma no curso de Psicologia não oferece resoluções prontas para os problemas dos outros, mas adquire a habilidade de mostrar um caminho para que a própria pessoa encontre as suas respostas. Uma carreira complexa, porém, encantadora!

Veja um vídeo do psicoterapeuta, Leo Fraiman, sobre o curso superior de psicologia:

Os psicólogos trabalham com as causas dos problemas das pessoas e, muitas vezes, elas mesmas desconhecem isso antes da terapia.

O que estuda?

A estrutura curricular do curso pode ter algumas alterações de acordo com cada instituição de ensino. Em geral, o futuro psicólogo começa estudando assuntos de cunho mais teórico, como História da Psicologia, Antropologia, Filosofia e Bases do Pensamento Psicológico.

À medida em que o curso avança, começam a aparecer outras disciplinas, como Anatomia, Psicofarmacologia, Neurociência, Fundamentos Epistemológicos da Personalidade, Psicopatologia, Psicologia e Educação, Psicologia do Trabalho, Psicologia Clínica, Psicanálise e outras.

O mercado de trabalho

Quem cogita a possibilidade de se tornar um psicólogo, em primeiro lugar deve ter muita maturidade, para não se envolver emocionalmente com os problemas dos pacientes, tomando-os para si.

Além da psicologia clínica, em que o profissional atende pessoas com problemas em seu consultório ou no hospital, existem várias outras formas de exercer a profissão: o psicólogo do trabalho ajuda a selecionar candidatos para preencher as vagas; psicólogo do trânsito elabora e aplica testes para avaliar futuros condutores; psicólogo educacional trabalha com o processo de aprendizagem, dentro de escolas ou não. Há ainda a psicologia esportiva, jurídica, ambiental e outras.

Regulamentação

O psicólogo deve ser formado e registrado no Conselho Regional de Psicologia. A lei que regulamenta o exercício dessa atividade é a Lei nº 4.119, de 1962.

Onde tem o curso superior de Psicologia?

O Ministério da Educação disponibilizou os resultados do CPC-2012, dele, extrai as instituições com melhores notas no curso de Psicologia:


 
Veja também: