Cursos Superiores: Graduação, Pós graduação e extensão

Conheça as diferenças entre cursos de graduação, pós-graduação e cursos de extensão universitária. Exigências ou pré-requisitos de cada um deles.

» Página Inicial

A formação superior é aquela que ocorre após o término do ensino médio, momento em que o aluno deverá ingressar em uma faculdade para dar continuidade aos seus estudos. A formação superior também é conhecida como terceiro grau o que indica uma continuidade do antigo segundo grau, hoje ensino médio. Mas quais as diferenças entre a graduação, pós-graduação e os cursos de extensão? O que exatamente é cada um deles e porque é exigido que se faça um primeiro ao invés do outro. Para entender um pouco sobre os cursos superiores, vamos analisá-los separadamente começando pela graduação.

Graduação

Cursos de Graduação, pós-graduação e extensão universitária

Como já é de entendimento que o primeiro curso superior é a graduação que em termos gerais é estruturalizado à formar profissionais nas diversas áreas do conhecimento, capacitar aqueles que pretendem entrar no mercado de trabalho com título de graduação, abrangendo as áreas cientificas e de pesquisas, classificada pelo grau de Bacharelado; ainda as áreas da educação, ou seja, formação de professores, que classificada pelo grau de Licenciatura, e por fim as áreas tecnológicas. Os cursos de graduação podem ser:

Bacharelados

São cursos de formação de profissionais para as áreas específicas do conhecimento, podendo atuar em pesquisas, ensino, entre outros. São cursos de 4 anos normalmente, mas em algumas áreas podem ter 5, 6, 7 ou mais anos.

Licenciatura

Formação de professores para educação infantil, ensino fundamental, médio, educação profissional, Educação de Jovens e Adultos, entre outros.

Tecnológicos

Destinados a formação de profissionais nas áreas tecnológicas. Esses cursos tem curta duração, geralmente em torno de 2 anos e confere o título de tecnólogos aos concluintes.

Pós-graduação

bacharelado é um curso de graduação de maior duração, habilitando o aluno com bases teóricas e científicas, capacitando-o a exercer suas funções com aptidão

Em seguida vem a pós-graduação, que só pode ser realizada por alunos que já possuam título de graduação, isso se dá por a pós-graduação ser um grau de formação, em os alunos vão se aperfeiçoar em determinada área.

O que significa um diploma de pós-graduação?

São para pessoas que alcançaram um nível muito alto de compreensão acadêmica em seus campos. Se seu objetivo é se tornar um especialista uma pós graduação será ótimo.Às vezes, eles são baseados em cursos ou em uma mistura de cursos e pesquisas (por exemplo, um mestrado, certificado de graduação ou diploma de graduação), ou podem ser totalmente de pesquisa (por exemplo, um doutorado ou outro doutorado)

Os cursos de pós-graduação estão divididos em: lato sensu e o stricto sensu.

Lato sensu

Lato sensu engloba os cursos de especialização, como também o MBA que é bastante conhecido, normalmente eles tem curta duração.

Stricto sensu

Já o stricto sensu, está direcionado para área cientifica e acadêmica relacionada à pesquisas, estão divididas em mestrado com duração de dois anos a dois anos e meios destinados a formação acadêmica e na pesquisa, e em doutorado, com duração em cerca de quatro anos, disponibilizados ao trabalho, estruturação e apresentação de sua tese.

Extensão

Os cursos de extensão são estruturalizados à complementação do saber de determinada área, o curso de extensão não exige que o aluno possua quaisquer formação e está disponível a qualquer pessoa, é um curso de curta duração, sendo muitas vezes confundido com atividades multidisciplinares, porém vão mais além disto, pois após realizar um curso de extensão, o aluno amplia sua visão, tanto para as práticas técnicas e cientifica, como também amplia seu grau de capacitação.

O que são cursos de extensão universitária?

Muitas faculdades e universidades oferecem uma variedade de cursos de extensão para ajudar a educar a comunidade. Esses cursos podem ser realizados no campus ou on-line e, em alguns casos, o curso pode ser uma mistura dos dois. Essas aulas podem fornecer o trabalho de base para certificações ou créditos de educação continuada para profissionais. As escolas normalmente oferecem cursos que atendem às necessidades e interesses de sua comunidade, e os cursos oferecidos podem mudar periodicamente.

Benefícios

Um curso de extensão no campus pode ocorrer à noite ou fins de semana, permitindo que pessoas com carreiras, famílias e outros compromissos se encaixem no curso em seus horários. Grandes universidades ou faculdades com vários campi podem oferecer cursos em locais da comunidade, e isso pode ajudar os alunos com acesso limitado ao transporte ou pessoas que não têm tempo para ir ao campus principal. As aulas geralmente começam em datas variadas, ajudando os alunos a encontrar cursos que se encaixam bem com seus horários.

Requisitos

As pessoas que fazem um curso de extensão universitária não precisam fazer um teste de colocação, inscrever-se na faculdade ou solicitar a admissão na escola. Esses cursos não exigem cursos pré-requisitos para se preparar. Alguns cursos podem ter níveis iniciais, intermediários e avançados, e o instrutor pode recomendar que os alunos façam os cursos nessa ordem. No entanto, os instrutores geralmente consideram a possibilidade de permitir que um aluno faça um curso avançado com base na experiência ou em outros fatores.

Fontes úteis:

https://www.unicamp.br/unicamp/ensino-pesquisa-e-extensao/graduacao

https://www.capes.gov.br/duvidas-frequentes/62-pos-graduacao/3018-o-que-e-pos-graduacao

https://community.univille.edu.br/prestacao_servicos/cursosdeextensao/index/69179

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega


Veja também: