Curso Superior de Biomedicina. Aulas, formação e profissão

Conheça as informações do Curso Superior de Biomedicina. Como são as aulas, o mercado de trabalho em Biomedicina, o profissional biomédico e onde estudar no Brasil. [30|Biomedicina]

» Página Inicial

Uma das áreas das ciências muito procuradas por quem gosta de estudar as patologias humanas é a Biomedicina. São os profissionais dessa área que estudam as doenças, descobrem seus tratamentos e causas. Por isso, o estudo da Biomedicina é de extrema importância para a área de saúde e medicina, e é uma das mais buscadas por quem gosta de pesquisas e biologia, mas também é apaixonado por medicina, e não sabe ao certo qual área seguir.

Como são as aulas?

A grade do curso é dividida em aulas práticas em laboratório e, também, aulas teóricas em sala de aula, e conta com disciplinas como físico-química, bioquímica, matemática, química analítica, bioestatística, química geral, anatomia humana, citologia e embriologia. Além disso, os alunos aprendem a manusear de forma correta os equipamentos necessários para a prática de sua profissão.

Veja um vídeo com uma entrevista com o coordenador deste curso na UNIPAR:

Mercado de trabalho em Biomedicina

Nós sabemos que uma das áreas que mais crescem no país é a área da saúde. Ela é responsável por uma ampla gama de profissionais, incluindo o Biomédico. Ele é o profissional que tem como funções analisar os exames de um paciente, que vai ajudar a encontrar o diagnóstico, além de desenvolver e, também, pesquisar produtos da biotecnologia, manipular micro-organismos e identificar os agentes causadores de várias enfermidades humanas.

Para quem se forma em Biomedicina, é importante saber que, como alguns estudos e pesquisas são publicados apenas em inglês, o estudo da língua é obrigatório, e fará de você um profissional ainda melhor. Além disso, é preciso ficar atento a tudo e se manter sempre atualizado.

O profissional biomédico

O biomédico pode trabalhar e hospitais, farmácias de manipulação, universidades, laboratórios de pesquisa e, também, em laboratórios de pesquisas moleculares, dentro ou fora do Brasil.

De acordo com o Ministério do Trabalho, o biomédico pode analisar amostras biológicas, bromatológicas e ambientais; coletar materiais biológicos; desenvolver pesquisas técnico-científicas; atuar em banco de sangue e células tronco hematopoiéticas; realizar exames por imagem e procedimentos de radioterapia; prestar assessoria e consultoria técnico científica; produzir vacina, biofármacos e reagentes; executar reprodução assistida; efetuar circulação extracorpórea assistida; cumprir normas de boas práticas; além de monitorar analisar procedimentos e orientar paciente, doadores e profissionais da área da saúde.

Por Redaweb e redação

Onde encontrar este curso?

Veja na lista abaixo a relação dos cursos de biomedicina que receberam as melhores avaliações do Ministério da Educação no conceito de curso (CPC-2012):


 
Veja também: