Diferenças entre democracia e ditadura

Votar nos candidatos a cargos públicos, exercer a liberdade de expressão ou obedecer as ordens e desejos do soberano da nação? Veja essas e outras características e diferenças

» Página Inicial

A democracia é frequentemente descrita como uma forma de “governança em que todos os cidadãos adultos de um determinado país têm uma voz igual nas decisões que afetam suas vidas.”

Isto implica que os cidadãos têm uma maneira de participar na formação das regras e leis pelas quais são governados.

Os princípios democráticos podem abranger práticas culturais, econômicas e outras práticas sociais que estimulem a concorrência livre e justa, particularmente na arena política. Por outro lado, a ditadura pode ser definida como uma forma de governo que é controlada por um indivíduo ou por uma pequena coleção de indivíduos. O poder está concentrado em torno do indivíduo ou do pequeno grupo de pessoas e é frequentemente obtido por força ou herança .

Temos por democracia, um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), democracia é o "governo do povo para o povo", e se opõe às formas de ditadura e totalitarismo, em um país democrático os representantes são eleitos pelo voto popular,  o que subentende que então os eleitos são os representantes do povo, em que o poder é dividido em esferas, e as leis e ações do governo sempre passam por votações em suas esferas.

A principal característica da democracia é a figura do povo como centro, isto é, o os cidadãos tem direitos e deveres dentro da sociedade, sendo que há dois tipos de democracia, a direta e indireta ou democracia pura (o povo expressa sua vontade através de voto direto em cada assunto de maneira particular) e democracia representativa (o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes).

Eleições, um dos principais símbolos da Democracia

Um exemplo claro da diferença existente entre democracia e ditadura é que, a democracia, permite-se a violação dos segredos da intimidade, telefônicos, bancários, fiscais, para investigação de um crime imputado a alguém, mas essa prática se torna ditatorial, quando, deflagrada contra quem não tem acusação concreta contra si, acaba por identificar, na conduta do investigado, motivo para que sofra persecução penal.

Uma frase bastante usada pelo regime democrático é: Igualdade e Liberdade a todos!

Já no caso da ditadura, chama-se a atenção pela imposição a obrigatoriedade de obediência de um líder, é considerado um regime político caracterizado oposto à democracia, podem existir regimes ditatoriais de líder único, como os regimes provenientes do Nazismo, do Fascismo, e do socialismo real, ou coletivos como os vários regimes militares que ocorreram na América Latina durante o século XX, no regime ditatorial a escolha dos governantes é feita por eles mesmos, sem necessidade de aprovação popular. A ditadura se caracteriza por um Ditador, uma pessoa que detém todo o poder e manda e desmanda como quer, e a população era obrigada a realizar tudo o que o Governo deseja sem reclamações e sem opiniões.

Ditadura, regime de governo totalitário

São várias as diferenças, mas vou citar algumas:

Na Democracia, podemos votar e nos candidatar..

Na Ditadura, não nos deixam votar e nem nos candidatar..

Na Democracia, as pessoas são livres para escrever e comentar....

Na Ditadura, as pessoas são perseguidas..

Na Democracia, as pessoas saem do seu país, viajam..

Na Ditadura, como acontece em Cuba, as pessoas precisam fugir...

Na Democracia, as pessoas têm a liberdade para protestar..

Na Ditadura, elas têm que obedecer às ordens e aos desejos do soberano da nação.

Semelhanças entre democracia e ditadura

Existem muito poucas semelhanças entre democracia e ditadura. Ambos podem ser identificados como formas de governança. Os regimes democráticos e ditatoriais investem sua autoridade em uma pessoa ou em alguns indivíduos. Ambos os tipos de governo podem ser eficazes ou infecciosos, dependendo de vários fatores que podem envolver o indivíduo em particular que detém a autoridade executiva. Uma ditadura é geralmente uma forma ou governo deficiente. No entanto, a democracia também pode ser fraca se muitas vezes estiver em desacordo. Acredita-se geralmente que não há democracias verdadeiras, já que a maioria delas geralmente carrega alguns aspectos da ditadura. Ambos os sistemas são projetados para efetivamente controlar as pessoas apenas que nas democracias as pessoas pensam que a elite dominante tem o seu consentimento para governar

Cinco características das ditaduras militares

Geralmente, as ditaduras militares possuem cinco características principais retratadas nos livros e filmes de história. Essas informações passam de geração a geração, marcadas por experiências de pessoas que viveram nesses dias.

Alguns países que adotam democracia

Mencionamos ao longo desse artigo que a ditadura é um problema enorme, pois cerceia os direitos dos cidadãos, bem como a sua liberdade de expressão. Além do Brasil, existem vários países pelo mundo que acataram a democracia como forma de governo. Vamos conhecer alguns deles:

Resumindo, a principal diferença entre democracia e ditadura, é que o governo de um país preze pelos direitos e deveres dos cidadãos, bem como efetuando um tipo de comando justo e eleições livres a cada ano.

Fontes úteis:

https://www.blogdicas.net/qual-a-diferenca-entre-a-democracia-e-a-ditadura/

https://brasilprogresso.blogspot.com

Por Redação, Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega e G Produções Editoriais


Veja também: