Geografia do Brasil: Área, fronteiras, relevo,vegetação eclima

Conheça as características geográficas do Brasil, como os países de fronteira, as dimensões geográficas, o relevo e os diversos tipos de clima no Brasil.

» Página Inicial

O Brasil ocupa 47% de toda a América do Sul e que 1.7% de seu território se encontra imerso, o que classifica o Brasil á quinta posição entre os maiores países do planeta considerando a área descontínua. O território brasileiro encontra-se localizado na porção centro oriental da América do Sul e tem o Oceano Atlântico banhando seu litoral. Com 8.514.876 km² total de área territorial que se divide entre as áreas secas, a terra e, as áreas imersas, a água. Vamos conhecer então mais sobre a geografia do brasil, sua área ocupada, fronteiras, bem como o relevo e o clima do país.

Área

São 8.514.876 km² de área total do Brasil, com isso é o país mais extenso de toda a América do Sul, terceira posição entre as Américas e quinto no mundo todo. A área total ocupada pelo Brasil coresponde a 1.6% de toda a superficie terrestre, ainda a 5.7% do todas as terras emersas no mundo, bem como 47.3 da América do Sul.

Fronteiras

As áreas fronteiriças do Brasil correspondem a 23.086 km, em que desse total são 15.791 km em fronteiras terrestres e 7.367 km em fronteiras marítimas. Abaixo confira na tabela os países que fazem fronteiras com o Brasil e qual a extensão ocupada por cada um.

PaísExtensão
Argentina1.261 km
Bolívia3.423 km
Colômbia1.644 km
Guiana1.606 km
Guiana Francesa730,4 km
Paraguai1.365 km
Peru2.995 km
Suriname593 km
Uruguai1.068 km
Venezuela2.200 km
Total16.886 km

Relevo

Mapa e Bandeira do BrasilCerca de 40% de todo o território brasileira está baixo de 200m de altitude, 45% entre 200 e 600 m, e 12%, entre 600 e 900 m. Apenas 3% constituem área montanhosa, ultrapassando os 900 m de altitude. O relevo brasileiro foi classificado iniccialmente pelo geográfo Ab’Saber que identificou dois tipo de relevos no Brasil sendo, planaltos e planícies, no entanto, alguns anos depois o professor Jurandyr Ross do Departamento de Geografia da Universidade de São Pauo, estabeleceu haver mais um tipo de relevo brasileiro, denominado por depressões, e até os dias atuais são assim classficados os relevos brasileiros.

Agentes modeladores da superfície terrestre:

*Intemperismo-desagregação das rochas.

*Erosão-transporte de materiais intemperizados.

*Sedimentação-deposição de matérias erodidos.

Relevo brasileiro é formado por três grandes unidades: 

*Planicies-superfícies com baixo nível altimétrico estando,quase que em sua totalidade aplainadas onde os processos de sedimentação superam os processos de erosão.

*Planaltos-superfícies mais elevadas e com suaves ondulações caracterizadas por ser localidades onde os processos de erosão de materiais intemperizados superam os processos de sedimentação.

*Depressões-superfícies que apresentam altitudes mais baixa que as formas de relevo que se situam em suas proximidades,podendo ser absoluta ou relativa.

Vegetação

Com relação as paisagens naturais,no brasil destacam-se quatro grandes formações vegetais(florestas,complexas,campestres e litorâneas).

Clima

O Brasil possui um clima bastante vantajoso e bem distribuído por todo seu território, em que na maior parte predomina o clima tropical e, nas regiões Sul o clima predominante é o subtropical. Conheçamos o clima que predomina em cada região do território brasileiro, sendo:

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_do_Brasil

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega


Veja também: