Vestibular tradicional e de inverno, Vestibulinho e processo seletivo

Perguntas e respostas sobre vestibular, vestibulinho e outros processos seletivos que são usados por escolas, faculdades e empresas para selecionar pessoas ou candidatos.

» Página Inicial

Vestibular é o nome mais usado pelas faculdades ou universidades para o seu processo de seleção de pessoas para preencher as vagas nos seus cursos superiores. O termo é muito conhecido e em alguns casos ele assume nome próprio, como é o caso da Fuvest que é o vestibular da USP e atualmente até o ENEM poderia também entrar na lista.

Vestibular é o mesmo que avaliação de desempenho dos alunos das redes públicas e privadas, os quais tem o intuito de entrar em uma faculdade. Esses alunos irão passar por uma prova, a qual contém diversos assuntos, e medirá conhecimento deles.

Se acaso a pessoa for bem na avaliação do vestibular ela terá o lugar garantido naquela faculdade, se for o contrário, terá que se esforçar mais para tentar novamente.

Entretanto, a explicação teórica do que é vestibular não é o suficiente para expressar o misto de sentimentos que esta avaliação traz aos estudantes.

A grande maioria das pessoas que participam de um vestibular são aquelas que estão saindo do Ensino Médio e buscam dar continuidade ao seus estudos. Uma atitude muito boa, mas que requer muita dedicação, pois não é fácil passar no vestibular de boas faculdades.

Vestibular

É preciso muito empenho e estudo. Isto porque, o vestibular exige muito do estudante. São várias matérias que compõem a avaliação, em alguns locais ocorre até mais de um dia para fazer essa prova.

Por isso ao mesmo tempo que o vestibular proporciona a possibilidade de se alcançar um sonho, ele também oferece sensações de medo e insegurança. Mas calma, o vestibular não é um bicho de sete cabeças, basta você se preparar para ele.

Normalmente, as provas de vestibular ocorrem no fim do ano letivo e, em alguns casos, é realizado essa prova no meio do ano. Entretanto, independentemente disso, é preciso ter uma boa pontuação para ser aprovado.

Mas afinal de contas, porque estas vagas são tão concorridas entre os estudantes? Bom, pelo fato de que essas oportunidades são oferecidas em universidades públicas, as quais o aluno não precisa bancar o curso.

E por conta disso, existe um número grande de procura por essas vagas, o que aumenta a competitividade entre os estudantes. Sendo assim, leva a vaga quem melhor se destaca.

O vestibular é composto por questões que englobam o conteúdo transmitido ao aluno durante todo o período do Ensino Médio. Essas avaliações podem ser de múltipla escolha, dissertativas e sempre é solicitado que o candidato faça uma redação ao final.

Para conseguir alcançar a aprovação é necessário ir muito bem na redação e acertar o máximo de questões. É interessante observar o número de corte, ou seja quantas pessoas estão concorrendo por uma vaga.

E não existe outra maneira de se conseguir uma oportunidade na rede pública de ensino superior, senão estudando. Pois, caso o candidato seja pego realizando cola, por exemplo, automaticamente, ele será reprovado.

Como ele funciona

Quem pretende prestar um vestibular este ano tem que ter em mente que o processo começa muitos meses antes da prova de fato. É preciso, antes de mais nada, pesquisar quais as instituições de seu interesse.

Assim que encontrar o curso e a instituição deseja, se atente ao cronograma da universidade. Veja os prazos para inscrição e data da prova, assim fica mais fácil para se organizar. Também é preciso verificar qual é o valor cobrado de inscrição para a avaliação.

Se for efetuar mais de um vestibular, confirme se as provas não irão cair bem no mesmo dia, para evitar transtornos.

Estude de forma antecipada, não deixe para o último momento. E não se esqueça de levar uma vida saudável e sem exageros. No dia do vestibular, confira se está com todos os documentos solicitados no edital da prova.

Vale lembrar que o edital do vestibular deve ser lido de forma cuidadosa, pois ali estão todas as informações e materiais necessários para realizar bem a prova. Veja quais as matérias e as formas que serão aplicadas, em testes ou discursivas.

Tipos

Existem várias modalidades de vestibular. Uma delas é conhecida como vestibular de verão, o qual ocorre no final do ano e é considerada uma das mais concorridas, porque é quando os estudantes estão terminando o Ensino Médio e buscam pela vaga em uma universidade.

Outro tipo de vestibular é o de inverno, que ocorre em meados de junho e julho. Normalmente, é feito por estudantes que não conseguiram a aprovação no vestibular de verão, daí eles tentam uma oportunidade no meio do ano. E tem o social que é oferecido uma bolsa integral em uma rede particular.

O que processo seletivo?

Processo seletivo é o nome comum de todos os vestibulares, vestibulinhos e outros tipos de processos de seleção de pessoas, quer sejam ara faculdades, escolas, empresas ou outras organizações quaisquer.

O que é vestibulinho?

Como já citado acima ele é um tipo de processo de seleção, talvez mais empregado em algumas escolas públicas para escolha de alunos que deverão preencher as vagas, especialmente no ensino médio e técnico.

Por que esses processos são necessários?

A função de tais processos é no sentido de que geralmente as vagas disponíveis são menores que a demanda e desta forma justifica-se o uso de algum processo que seja o mais justo possível, para determinar e selecionar as pessoas que irão preencher as vagas disponíveis.

O ENEM é um processo seletivo?

Ele não foi criado para este fim, já que sua função inicial era na verdade de avaliar a qualidade do ensino médio, mas com o tempo ele passou a ser adotado pelas universidades, especialmente as federais em substituição ao seu vestibular tradicional e desta forma, hoje, podemos afirmar que embora ele não seja em si um vestibular, ele pode e é usado como forma de seleção de alunos.

Entrevistas podem ser consideradas processos de seleção?

Sim, especialmente no caso de entrevistas de emprego onde os candidatos geralmente são selecionados usando como critério, em partes, o seu desempenho em uma entrevista de emprego.

Mas tais processos não são injustos com as pessoas menos qualificadas?

Pois é. Esta é uma questão que daria uma boa discussão e em partes creio que é injusto sim. Infelizmente as escolas, empresas, faculdade e universidades sempre pautam pelos melhores, mais qualificados ou outros adjetivos. Isto cria diversos problemas para muitas pessoas que por uma série de motivos não conseguem obter um bom resultado nesses processos.


 
Veja também: