Tipos de vegetação: Savana, vegetação de montanha e deserto
Perguntas e respostas sobre tipos de vegetação. Estepe e deserto, mediterrânea e tundra, savana e outras formas. Quais os tipos de vegetação encontrados no Brasil e vários exemplos com imagens, inclusive.
O que é savana?
Savanas são características da África, América e Oceania e se caracterizam por locais com os climas tropical, temperado e subtropical, de vegetação predominantemente rasteira com árvores distantes umas das outras.
Enquanto chamamos de savana nos Estados Unidos e na África Central, no Brasil chamamos de cerrado, que é um domínio vegetal equivalente e abrange estados do Centro-Oeste e Sudeste, pedaços da região Nordeste e a parte meridional da região Norte. A savana, ou cerrado, é uma formação arbustiva que se constitui numa espécie intermediária entre campos e florestas. Nada mais é do que um campo com árvores e arbustos esparsos.
Estepe
Os estepes são característicos da Europa, América, Ásia Central e em parte da África, em locais de variação entre as savanas e os desertos. O clima nessas regiões é árido, subtropical e temperado, com vegetal predominantemente rasteira, considerada um “tapete de grama”.
Enquanto chamamos de estepe em regiões de clima árido ou semiárido da Rússia, chamamos de pampa no Uruguai e na Argentina, pradaria nos Estados Unidos e campo no Brasil, com exceção do estado do Rio Grande do Sul, onde também se chama pampa. O termo pampa foi cunhado pelos índios e traduz-se como “área plana”. Trata-se de uma formação herbácea, a qual, diferentemente da savana, que é uma formação arbustiva, não apresenta árvores espalhadas, a não ser aquelas que crescem junto aos rios, formando as chamadas matas ciliares. A estepe ou, como é chamada no Sul, pampa ocupa mais de 60% do território gaúcho.
Quanto às características do solo desse tipo de domínio vegetal, podemos dizer que há uma pequena concentração de nutrientes, sendo necessária, para a agricultura, uma intensa adubagem da terra. Além disso, os campos sulinos, como são também chamados, possuem uma grande suscetibilidade à erosão, sendo bastante frágeis e reféns das atividades pecuárias muito comuns.
Pradaria
As pradarias são semelhantes aos estepes, com a vegetação rasteira e a ausência de árvores e arbustos. No entanto, a diferença está no clima, já que esse tipo de vegetação está em climas úmidos, como os temperados e os tropicais. Elas são características da Europa, Américas do Sul e do Norte e Ásia.
Tundra
É a vegetação encontrada nas regiões mais frias do planeta, como a região do Ártico. Cresce em locais inóspitos e com clima polar. A vegetação é predominantemente rasteira por conta do excesso de gelo e ventos fortes da região onde se forma.
Durante boa parte do ano, a tundra permanece coberta de gelo e neve. Com o degelo, que acontece no verão, podemos observar essa cobertura vegetal de vida curta, constituída por gramíneas, briófitas e líquens. Mesmo com clima também polar, na Antártida praticamente não existe vegetação, estando a tundra restrita ao domínio polar norte.
Taiga
Este tipo de vegetação é chamado de Floresta de Coníferas por conta da predominância deste tipo de árvores, como o pinheiro e a araucária. A taiga está em locais frios do planeta, de característica subpolar, como o extremo norte da América, Ásia e Europa.
Uma característica interessante das árvores que compõem esse domínio vegetal é a flexibilidade de seus galhos, os quais são adaptados para suportarem o peso da neve, e as folhas de tamanho reduzido, que evitam a transpiração excessiva no seco inverno dessas regiões do planeta.
O que são as florestas temperadas?
São florestas constituídas por árvores de grande porte, que chegam a mais de 100 metros de altura. Nesse tipo de domínio vegetal, as árvores encontram-se bem próximas umas das outras, ao contrário da savana. As florestas temperadas possuem esse nome por encontrarem-se em zonas de clima temperado, isto é, de grande amplitude térmica e estações bem definidas. Um bom exemplo desse domínio de vegetação é a mata das araucárias, presente sobretudo no estado do Paraná, a qual é composta pela gimnosperma Araucaria angustifólia.
As florestas temperadas sempre sofreram com forte desmatamento, pois suas árvores são de grande interesse econômico. Atualmente, muitas delas encontram-se em reservas de preservação ambiental.
O que são as florestas equatoriais?
São aquelas florestas presentes em regiões próximas à linha do Equador, isto é, regiões quentes e com muitas chuvas. São repletas de árvores de folhas largas que caem constantemente, tornando o solo rico em nutrientes, os quais são assimilados pelas próprias plantas que ali crescem. Apresentam uma enorme biodiversidade, tanto na fauna quanto na flora. Um exemplo de floresta equatorial é a Floresta Amazônica, também conhecida como “pulmão do mundo” por sua imensa área coberta de árvores, as quais produzem oxigênio.
As florestas equatoriais, como as temperadas, também são alvo de grande desmatamento. No Brasil, isso acontece sobretudo para a implantação de atividades pecuárias e agrícolas, como a produção de soja.
O que é a caatinga?
A caatinga é uma formação vegetal conhecida como xerofítica que está presente na região Nordeste do Brasil em áreas bastante secas. O sertão nordestino, que sofre com a escassez de chuvas, apresenta esse tipo de vegetação, a qual constitui-se predominantemente de cactos.
O que é restinga?
A restinga é a vegetação das regiões litorâneas, onde o solo é arenoso e de elevada salinidade. Os tipos de plantas predominantes são os arbustos e as gramíneas.
Esse domínio vegetal, que é extremamente importante pelo fato de evitar que o mar inunde a costa na ocasião de uma ressaca, tem sofrido bastante com a expansão das cidades praianas, por esse motivo as prefeituras do litoral criaram áreas de proteção ambiental e têm feito campanhas de conscientização para conservação da restinga, a qual já apresenta muitas espécies vegetais e animais em extinção.
O que é a vegetação mediterrânea?
Esse tipo de vegetação é bastante diversificado, apresentando árvores, arbustos e ervas. Sediam essas plantas, zonas temperadas do planeta com clima mediterrâneo, como África, Europa, Oceania e Américas do Norte e do Sul. Nesses locais, os verões são bastante secos e quentes, enquanto os invernos são úmidos e frios.
Quais os tipos de vegetação encontrados no Brasil?
Por ser um país de dimensões continentais, há pelo menos nove tipos de vegetação encontrados em território brasileiro. São eles: caatinga (Nordeste), cerrado (todas as regiões), mangue (litoral), pampa (Sul), Pantanal (Centro-Oeste), Mata Atlântica (litoral), Mata das Araucárias (Sul), Mata dos Cocais (Maranhão e Piauí) e Amazônia (Amazonas e outros países da fronteira com o Brasil).
Por Redaweb e redação
- Árvores típicas do Brasil na Floresta Atlântica, Amazônica, outras
- O que é certidão de nascimento e como tirar 2ª via
- Cinto de Segurança, direção defensiva e dicas de segurança no trânsito
- Clima Los Angeles, Nova York, Vancouver e no Alaska
- Continente asiático, australiano ou Oceania, países e características
- Qual a diferença entre Ciência e Filosofia?
- Diferenças entre econômico e financeiro, microeconomia e macroeconomia
- Direitos da família, do idoso e do deficiente físico
- Divisões da geografia: humana, populacional, política, médica e física.
- EJA e mundo do trabalho. Preconceito ou evolução?
- Ateneu Santista, Londrina, Messejana e colégios em mais cidades
- Faculdade e Curso Superior de Secretariado Executivo. Conheça
- Mercosul: Países membros, locomoção entre países e integração
- O que é crédito pessoal ou empréstimo pessoal
- Primeira Guerra Mundial. Causas, local, motivos e seu fim
- PTC – Partido Trabalhista Cristão
- Tipos de acentos na Língua Portuguesa: Acento agudo, til, crase, etc
- Tipos de frases: Interrogativas e imperativas, exclamativas e optativas
- Verbos: modo indicativo, subjuntivo, infinitivo
- Verbos de ligação, de elocução e fenômeno da natureza