Escola estadual. Vantagens e desvantagens

Perguntas e respostas sobre escola estadual, níveis de ensino, diferença para particular, vantagens e desvantagens para quem estuda em escolas públicas nas faculdades. Quem estuda em escola estadual tem menos chance de entrar na faculdade pública?

» Página Inicial

Uma escola estadual é uma instituição de ensino de educação básica e média criada e mantida pelos governos estaduais no Brasil. Todos os governos, estaduais, municipais e o federal tem obrigações e metas a cumprir com a educação e no caso dos governos estaduais boa parte disso está na criação e manutenção de escolas de ensino fundamental e médio que são conhecidas como escolas públicas ou estaduais.

Escola Estadual

Quais os níveis de ensino são oferecidos em escolas estaduais?

Os níveis mais comuns são o ensino fundamental que vai do primeiro ao nono ano, ensino médio que vai do 1º ao 3º ano e também o ensino técnico que é comum em algumas escolas de educação técnica.

Geralmente o ensino fundamental é dividido em duas partes, sendo do 1º ao 5º ano - anos iniciais e do 6º ao 9º ano - anos finais.

Vale lembrar que existem escolas estaduais que oferecem o EJA - Educação de Jovens e Adultos.

Qual a diferença para escola particular?

Em termos de currículo não há muita diferença já que ambas são submetidas ao mesmo sistema de educação que é regulamentado no Brasil, com isso, um aluno que sai de uma escola particular para uma pública ou vice-versa não terá prejuízo visto quem em anos iguais, teoricamente eles deverão estar estudando a mesma coisa.

Na prática, sabemos que ocorrem diferenças quando ao aprendizado, conteúdo e no caso de transferência é comum haver discrepâncias entre o conteúdo de uma escola com a outra.

Talvez a grande diferença seja a mesma infraestrutura que cada uma delas oferece, apesar de não podermos generalizar, mas em linhas gerais as escolas particulares oferecem uma infraestrutura melhor do que a maioria das escolas estaduais.

Por infraestrutura melhor, significa dizer uma biblioteca melhor, salas com ar-condicionado, acesso a computadores, tabletes e outros dispositivos, aulas complementares em diversas disciplinas, como informática, robótica, inglês, dentre outras atividades que a escola pode proporcionar.

Quais as vantagens de estudar em escola estadual?

Acho que a grande vantagem é o fato de o ensino ser gratuito, visto que ele é uma obrigação do estado. Com isso ele se torna atrativo e também inclusivo a todas as pessoas. Além disso existem muitas escolas estaduais que são referências e bastante concorridas por sinal.

Outra vantagem é a quantidade delas, já que existem várias em cada cidade o que permite sempre ter uma escola por perto. Aliás, agora quando você busca uma vaga em escola pública para o ensino fundamental, você já é direcionada para a escola mais próxima.

É uma pena que alista de vantagens não seja tão grande assim, pois em se tratando de educação básica deveríamos ter uma educação melhor, já que ela é a base para a formação do aluno.

Quais as desvantagens?

Lamentavelmente a lista de desvantagens parece ser maior. Dentre elas destaco as seguintes:

Quem estuda em escola estadual tem menos chance de entrar na faculdade pública?

No Brasil ocorre uma invenção muito estranha: O ensino fundamental e médio é melhor nas escolas particulares e o ensino superior é melhor nas universidades públicas. Assim, quem estuda em escolas públicas acaba tendo que ir para universidades particulares e quem geralmente estuda em escolas particulares vai para as universidades públicas.

Este fato levou o governo a criar cotas para alunos de escolas públicas nas universidades públicas, pois só assim este problema poderia ser contornado. Embora muitos critiquem a lei de cotas.

As chances são iguais, mas é fato que as escolas particulares preparem melhor seus alunos para concorrer nos vestibulares e assim, eles acabam tendo mais condições de ganhar uma vaga. É triste, mas é realidade.

Existe EJA nas escolas estaduais?

Sim, o EJA - Educação de Jovens e Adultos, o antigo supletivo, é uma modalidade de ensino que está disponível em algumas das escolas estaduais, não em todas. Geralmente, em cada cidade há pelo menos uma escola onde é oferecido no período noturno o EJA visando preparar o aluno para as provas de certificação do ensino fundamental ou ensino médio.

Vale lembrar que a modalidade EJA também é oferecida em algumas escolas particulares, como uma espécie de curso preparatório para as provas oficiais de certificação, como é o caso do Encceja, por exemplo.

As faculdades podem ser também escolas estaduais?

O termo não é usado como escola e sim como faculdade ou universidade, mas se considerar que essas instituições são escolas, então podemos dizer que sim. É claro que isto se aplicaria apenas às instituições mantidas pelos governos estaduais. Alguns exemplos são as universidades de São Paulo, como:

Como saber quais as escolas de uma cidade?

Existem alguns sites que publicam a relação dessas escolas, dentre eles recomendo acessar este aqui: https://www.materias.com.br/escolas

Atualização 2020

No ano de 2020 o mundo todo foi surpreendido pela pandemia do coronavírus e o Brasil não ficou de fora. Dentre os diversos problemas que a pandemia trouxe, além é claro da doença em si, podemos citar a paralisação das aulas no modelo presencial durante quase todo ano.

Para não prejudicar os alunos e perder o ano letivo, as escolas optaram pelo modelo de aulas remotas onde alunos e professores poderiam se encontrar em salas virtuais através dos diversos aplicativos de comunicação em grupo. Essa estratégia foi adotada tanto por escolas particulares como as estaduais, mas logo ficou evidente que a diferença entre uma e outra era grande.

Muitos dos alunos, especialmente das escolas estaduais, não tinham acesso à tecnologia ou as opções que tinham eram bastante precárias, o que prejudicou muito esses alunos no decorrer do ano por falta de uma conexão estável para poder acompanhar as aulas.

Outro fator importante foi que muitos alunos migraram das escolas particulares para as escolas públicas, isto porque a pandemia também trouxe um sério problema econômico para muitas pessoas que perderam empregos ou tiveram salários reduzidos. Com isso muitos pais foram obrigados a tirar os filhos das escolas particulares em matriculados no sistema público de ensino.

 


 
Veja também: