Escola estadual. Vantagens e desvantagens

Perguntas e respostas sobre escola estadual, níveis de ensino, diferença para particular, vantagens e desvantagens para quem estuda em escolas públicas nas faculdades.

» Página Inicial

Uma escola estadual é uma instituição de ensino de educação básica e média criada e mantida pelos governos estaduais no Brasil. Todos os governos, estaduais, municipais e o federal tem obrigações e metas a cumprir com a educação e no caso dos governos estaduais boa parte disso está na criação e manutenção de escolas de ensino fundamental e médio que são conhecidas como escolas públicas ou estaduais.

Escola Estadual

Quais os níveis de ensino são oferecidos em escolas estaduais?

Os níveis mais comuns são o ensino fundamental que vai do primeiro ao nono ano, ensino médio que vai do 1º ao 3º ano e também o ensino técnico que é comum em algumas escolas de educação técnica.

Geralmente o ensino fundamental é dividido em duas partes, sendo do 1º ao 5º ano - anos iniciais e do 6º ao 9º ano - anos finais.

Qual a diferença para escola particular?

Em termos de currículo não há muita diferença já que ambas são submetidas ao mesmo sistema de educação que é regulamentado no Brasil, com isso, um aluno que sai de uma escola particular para uma pública ou vice-versa não terá prejuízo visto quem em anos iguais, teoricamente eles deverão estar estudando a mesma coisa.

Na prática, sabemos que ocorrem diferenças quando ao aprendizado, conteúdo e no caso de transferência é comum haver discrepâncias entre o conteúdo de uma escola com a outra.

Quais as vantagens de estudar em escola estadual?

Acho que a grande vantagem é o fato de o ensino ser gratuito, visto que ele é uma obrigação do estado. Com isso ele se torna atrativo e também inclusivo a todas as pessoas. Além disso existem muitas escolas estaduais que são referências e bastante concorridas por sinal.

Outra vantagem é a quantidade delas, já que existem várias em cada cidade o que permite sempre ter uma escola por perto. Aliás, agora quando você busca uma vaga em escola pública para o ensino fundamental, você já é direcionada para a escola mais próxima.

É uma pena que alista de vantagens não seja tão grande assim, pois em se tratando de educação básica deveríamos ter uma educação melhor, já que ela é a base para a formação do aluno.

Quais as desvantagens?

Lamentavelmente a lista de desvantagens parece ser maior. Dentre elas destaco as seguintes:

Quem estuda em escola estadual tem menos chance de entrar na faculdade pública?

No Brasil ocorre uma invenção muito estranha: O ensino fundamental e médio é melhor nas escolas particulares e o ensino superior é melhor nas universidades públicas. Assim, quem estuda em escolas públicas acaba tendo que ir para universidades particulares e quem geralmente estuda em escolas particulares vai para as universidades públicas.

Este fato levou o governo a criar cotas para alunos de escolas públicas nas universidades públicas, pois só assim este problema poderia ser contornado. Embora muitos critiquem a lei de cotas.

Existe EJA nas escolas estaduais?

Sim, o EJA - Educação de Jovens e Adultos, o antigo supletivo, é uma modalidade de ensino que está disponível em algumas das escolas estaduais, não em todas. Geralmente, em cada cidade há pelo menos uma escola onde é oferecido no período noturno o EJA visando preparar o aluno para as provas de certificação do ensino fundamental ou ensino médio.

As faculdades podem ser também escolas estaduais?

O termo não é usado como escola e sim como faculdade ou universidade, mas se considerar que essas instituições são escolas, então podemos dizer que sim. É claro que isto se aplicaria apenas às instituições mantidas pelos governos estaduais. Alguns exemplos são as universidades de São Paulo, como:

Como saber quais as escolas de uma cidade?

Existem alguns sites que publicam a relação dessas escolas, dentre eles recomendo acessar este aqui: https://www.educacao.cc/escolas


 
Veja também: