Diferença entre Zona do Euro e União Europeia

Veja o que e quais as diferenças existentes entre União Europeia e Zona do Euro. Relação dos países membros, história e outras informações sobre a UE.

» Página Inicial

O ambiente e estrutura política, econômico-financeira e social do continente europeu apresenta um cenário particular quando começamos a analisá-lo em detalhe. Nesse estudo ou pesquisa, entender as diferenças chave entre os cometidos principais da Zona do Euro frente ao rol da União Européia (UE) resulta fundamental. Estudantes, empresários, profissionais em busca de novas oportunidades devem conhecer o que uma e outra significam. Somado a isso se integra mais um acordo político, o Espaço Schengen.

Quer conhecer as diferenças entre eles? Continue a leitura.

União Europeia (UE)

Definição rápida: é uma união política e econômica constituída por 27 países principalmente europeus que acordaram a conformação de um mercado comum, assegurando assim a livre circulação de serviços, bens, capitais e pessoas.

Formada por 27 Estados-membro a União Europeia significa, em dimensão mundial, a maior organização política e econômica conhecida até hoje. Cada um dos Estados-membros conserva sua independência, atua dentro de um sistema hibrido composto por instituições através das quais se tomam decisões mediante a participação e negociação de todos os governos participantes. As instituições que compõem a União Européia são: a Comissão Européia, o Banco Central Europeu, o Tribunal de Justiça da União Europeia, o Conselho Europeu, o Conselho da União Europeia, o Parlamento Europeu, esse último eleito cada 5 anos pela cidadania dos Estados-membros.

Zona do Euro

O motivo principal da criação da Zona Euro foi e ainda é a união monetária dos países que compõem a União Europeia. A adoção oficial do Euro como moeda comum somaria vantagens aos cometidos principais do organismo maior, a União Européia. A essa iniciativa se somaram inicialmente 10 países em 1998, ano que deu começo a Zona Euro. Atualmente 17 dos 27 países da União Europeia utilizam o Euro como moeda comum.

Países que são parte da União Européia e ano de adesão:

Áustria – 1995, Bélgica – 1952, Bulgária – 2007, Chipre – 2004, Republica Checa – 2004, Dinamarca – 1973, Estônia – 2004, Finlândia – 1995, Franca – 1952, Alemanha – 1952, Grécia – 1981, Hungria – 2004, Irlanda – 1973, Itália – 1952, Letônia – 2004, Lituânia – 2004, Luxemburgo – 1952 , Malta – 2004, Países Baixos – 1952, Polônia – 2004, Portugal – 1986, România – 2007, Eslováquia – 2004, Eslovênia – 2004, Espanha – 1986, Suécia – 1995, Reino Unido – 1973.

Países em fase de adesão: Croácia.

Países candidatos: Islândia, Montenegro, Servia, Turquia.

Essas informações foram obtidas através do site oficial da União Européia aqu: https://europa.eu/index_pt.htm

Espaço Shengen

Definição rápida: Espaço Shengen é um acordo de 30 países que habilita a livre circulação de pessoas através de fronteiras.

Tal vez o caso mais particular na estrutura total da União Europeia é a do Reino Unido. Esse pais não tem acordado ser parte nem da Zona Euro nem do acordo Espaço Shengen.


Veja também: