Adverbio: locução adverbial e adjunto adverbial

Veja a relação dos advérbios e sua aplicação quando ao modo, lugar, intensidade, tempo, negação, entre outros. Veja sua aplicação com diversos exemplos. Saiba o que é uma locução adverbial e um adjunto adverbial.

» Página Inicial

Os advérbios devem ser conceitos que se aprende dentro do ambiente escolar, entretanto, muitas vezes acaba passando batido, isso porque a maioria das pessoas evita o contato com a gramática, conteúdo muito importante que deveríamos dar a devida atenção e não damos.

Durante nossos anos na escola acabamos nos desviando do assunto principal que é aprender, assimilar o conteúdo de fato e não apenas repetir de maneira decorada e sem sentido. Normalmente encontramos alunos que estão preocupados em aprender decorando e não buscando a compreensão do conteúdo.

locução adverbial e adjunto adverbial

Porém, isso irá mudar nesse momento, pois neste artigo você encontra informações valiosas sobre o que é o adverbio e irá entender o seu significado e qual a sua finalidade dentro de uma frase. Irá entender, e não decorar a lista com a classificação dos advérbios.

Essa matéria é um assunto muito importante a todos que estão estudando para provas, seja de qual for o nível.

Os advérbios

Para definir os advérbios precisamos compreender que eles apenas serão encontrados complementando palavras que sejam verbos, adjetivos ou outro adverbio. Fora isso, não teremos uns advérbios, pois ele só acompanha esses três tipos de palavras.

Com isso, já conseguimos eliminar vários conceitos em relação aos advérbios. Pois bem, quando nos deparamos com um adverbio ele irá nos expressar uma ideia ou uma circunstância dentro de uma frase. Essa expressão posta na frase tem como intuito modificar os termos com o qual acompanha.

Temos diferentes tipos de advérbios, podemos até coloca-los em uma lista para poder melhor explicar. Segue abaixo, junto com exemplos para melhor compreensão:

Advérbio de Modo:

Bem, mal, assim, adrede, melhor, pior, depressa, devagar, acinte, debalde e grande parte das palavras que terminam em "-mente": cuidadosamente, calmamente, tristemente, dentre outros.

Exemplos:

Advérbio de Intensidade:

Muito, demais, pouco, tão, quão, demasiado, bastante, imenso, demais, mais, menos, quanto, quase, tanto, assaz, tudo, nada, todo.

Exemplos:

Advérbio de Lugar:

Aí, aqui, acolá, cá, lá, ali, adiante, abaixo, embaixo, acima, adentro, dentro, afora, fora, defronte, atrás, detrás , atrás, além, aquém, antes, algures, nenhures, alhures, aonde, longe, perto.

Exemplos:

Advérbio de Tempo:

Hoje, já, afinal, logo, agora, amanhã, amiúde, antes, ontem, tarde, breve, cedo, depois, enfim, entrementes, ainda, jamais, nunca, sempre, doravante, outrora, primeiramente, imediatamente, antigamente, provisoriamente, sucessivamente, constantemente.

Exemplos:

Advérbio de Negação:

Não, nem, tampouco, nunca, jamais.

Exemplos:

Advérbio de Afirmação:

Sim, deveras, indubitavelmente, decididamente, certamente, realmente, decerto, certo, efetivamente.

Exemplos:

Advérbio de Dúvida:

Possivelmente, provavelmente, acaso, porventura, quiçá, será, talvez, casualmente.

Exemplos:

Advérbios que exprimem exclusão:

Só, somente, salvo, exclusivamente, apenas), inclusão (também, inclusivamente, ainda, mesmo, até) e ordem (ultimamente, depois, primeiramente).

Exemplos:

Esses são os advérbios mais comuns. Outro ponto importante para se saber com relação aos advérbios é que são termos que não sofrem flexão, ou seja, você não encontra essas palavras no plural, alteração de gênero, de número, apenas é possível flexionar um adverbio em grau.

Quando fazemos isso, teremos então o adverbio de grau comparativo (igualdade, superioridade e inferioridade) e o superlativo (sintético e analítico).

Locução adverbial

Podemos chamar de locução adverbial o conjunto de dois ou mais termos que, quando juntos, desempenham a mesma função do advérbio, podendo, assim, alterar o sentido de um verbo, adjetivo ou advérbio. Na maioria dos casos encontramos assim:

Adjunto Adverbial

É uma palavra da frase que indica certa circunstância (dando o sentido de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, entre outros.). O adjunto adverbial é a palavra utilizada para modificar o sentido de um verbo, adjetivo ou advérbio. Observe os exemplos:


 
Veja também: