Faculdades e Curso Superior de Filosofia - Bacharelado e Licenciatura

Conheça o Curso Superior de Filosofia tanto em bacharelado como em licenciatura, saiba as diferenças entre eles e a relação das instituições de ensino superior que oferece o curso. [26|Filosofia]

» Página Inicial

Se você questiona constantemente o modo como as coisas são e acontecem e quer descobrir sempre o sentido de tudo, talvez a Filosofia tenha passado em sua cabeça como uma das opções na hora de fazer um Curso Superior. Além disso, o profissional que se dará melhor nessa área é aquele que busca entender o mundo e debater questões muito polêmicas como a pena de morte, o aborto e a eutanásia.

Além de tudo isso, o profissional que quer seguir a área de filosofia também gosta de saber como começou a história do homem e qual a relação dele com Deus, ou seja, o filósofo é um verdadeiro questionador.

O que faz filosofia?

Por isso, é importante saber que o estudante de filosofia questiona e investiga a natureza humana, sua essência no mundo e tudo isso através de uma reflexão crítica e analítica sobre tudo, sejam elas questões morais, éticas, epistemológicas, políticas e também metafísicas, além de estudar também a obra e pensamentos de importantes filósofos.

Curso superior de filosofia

Durante o curso Superior de Filosofia é preciso entender que você irá ler muito, estudará monografias, dissertações, livros, participará de palestras, seminários e congressos, por isso, é preciso muita paciência e vontade.

Você mergulhará no mundo de Hegel, Platão, Kant e ter matérias básicas como introdução à filosofia, sociologia, antropologia, além de lógica, teoria do conhecimento, filosofia política, história da filosofia e também filosofia da ciência e algumas matérias pedagógicas para quer for realizar a licenciatura.

Diferença entre bacharelado e licenciatura

Os cursos superiores de licenciatura são feitos para a formação de professores para lecionar no ensino fundamental e médio na respectiva área do conhecimento. Os cursos de bacharelado são voltados para aqueles que desejam o exercício da profissão nos demais campos de trabalho.

Mercado de trabalho para o formado em Filosofia

Para o formando em Filosofia em licenciatura, o mercado de trabalho está na área pedagógica, seja ela de ensino básico, fundamental ou até mesmo cursos livres e trabalhos comunitários em ONGs.

Já para o bacharel em filosofia, o caminho mais natural a ser seguido é o da docência em universidades, seja em custos de graduação ou pós-graduação. Mas se seu intuito é ingressar depois em universidades estrangeiras para realizar pesquisas e teses, saiba que é preciso ter, pelo menos, o inglês avançado. Com isso o bacharel pode participar de pesquisas com vários tipos de profissionais como neurociência e bioética.

A importância da filosofia na vida de um ser humano está na capacidade que ele irá adquirir de se questionar a respeito de sua existência e de problemas com os quais não soube lhe dar.

Onde estudar filosofia?

Veja abaixo algumas opções do curso superior de filosofia em algumas faculdades e universidades brasileiras, segundo dados do CPC-2012 do MEC:


 
Veja também: