Processos de tratamento da água e esgoto

Veja os tratamentos de água como Pré cloração, Coagulação, Pré-alcalinização, Decantação, pós-alcalinização, entre outros. Veja também o tratamento de esgoto.

» Página Inicial

O tratamento da água é considerado de grande importância em toda e qualquer localidade, pois é depois de ser tratada é que podemos consumi-la de forma saudável, existem ainda outros processos que também fazem com a água se torne potável e não cause danos à saúde humana, animal e também a vegetal, cada um processo de tratamento ou limpeza da água varia de acordo com como a água se encontra e qual destino ela terá. Veja abaixo alguns exemplos de tratamento da água.

Tratamento da água

Estação de tratamento de água e esgoto.

O processo de tratamento da água segue da seguinte forma:

Tratamento de esgotos

Esgoto – Processo que se realiza em 13 etapas:

Estação de tratamento de água e esgoto.

Perguntas e respostas:

Todas as cidades do Brasil têm 100% de água e esgoto tratados?

Infelizmente não são todas as cidades do Brasil possui 100% de água e esgoto tratados, algumas das grandes cidades vêm aos poucos diminuindo os problemas em relação á saneamentos básico, o estado com melhor acesso ao saneamento no País é São Paulo, com déficit de 14,44%, seguido pelo Distrito Federal, com 19,83%, e Minas Gerais, com 25,1% e, na outra ponta está o Amapá, com déficit de 97,36%. Segundo pesquisas feitas concluíram que o Rio de Janeiro, com queda de 17,38% foi considerado o estado com melhor desempenho em 2007.

Outra questão que também preocupa, são as cidades costeiras, como na maioria delas todo o esgoto é jogado no mar sem qualquer tratamento, cresce a poluição da água, o mau cheiro nas praias e os problemas de saúde, além de contribuir para o desequilíbrio ambiental, provocando as tragédias causadas pelo clima adverso, com as tantas mortes que lamentamos, além de prejuízos econômicos incalculáveis, o que reflete com o que vem acontecendo em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, entre outros estados, nos últimos tempos, em termos de temporais e enchentes, pode ser um alerta do mar e da natureza para a necessidade de revisão do tratamento que estamos lhes dispensando na questão do saneamento básico.

Quais os estados que melhor atendem este quesito?

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Instituto Trata Brasil, São Caetano do Sul é a cidade em que a população tem o melhor acesso aos serviços de saneamento no Brasil, tendo seu índice acima da média estadual, que é de 84,24%, e da média nacional, de 47%. São Caetano do Sul é a primeira cidade da Grande São Paulo a conseguir 100% de coleta e tratamento de esgoto. A Prefeitura e o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano construíram mais de 10 quilômetros de uma nova estrutura coletora, que não dispensará mais parte do esgoto no Córrego dos Moinhos, podendo agora destinar todos os dejetos para a Estação de Tratamento de Esgoto do ABC (ETE - ABC), na capital.

Outras cidades também estão com grandes resultados positivos, Ribeirão Preto, por exemplo, é a sexta grande cidade do País com melhor saneamento básico, segundo levantamento do Instituto Trata Brasil, que avaliou as 81 maiores cidades brasileiras (mais de 300 mil habitantes). A análise leva em conta o SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) de 2009, e mostra que Ribeirão tem 100% de abastecimento com água tratada, 98% de coleta de esgoto e 83% de tratamento do esgoto.

É destaque também a cidade de Itapira no interior de São Paulo, que entrou para um ranking especial na última quinta-feira dia 17 de outubro, tornou-se uma das poucas cidades no Brasil com 100% de esgoto tratado, resultado tido por conta da inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto de Eleutério, não só a zona urbana, mas também a zona rural da cidade que passou a contar com 100% de tratamento de esgoto, outros levantamentos mostram Santos com a melhor do grupo em saneamento, seguida de Uberlândia, Franca, Jundiaí e Curitiba.

Qual a situação do Brasil perante outros países?

Apesar do contrário que muitos pensam, o Brasil está com resultados positivos em relação á outros países por tratamento de água e esgoto, segundo publicado na revista Veja em 22/Dez./99, outros países, principalmente os subdesenvolvidos, também sofrem com este problema, a falta de saneamento básico ainda atinge uma parcela expressiva da população mundial, o número de pessoas no mudo que sofre com a questão do tratamento de água e esgoto é realmente de assustar:

Tem-se ainda que vinte países já tenham problemas com a falta d'água e As Nações Unidas estimam que 1,8 bilhão de pessoas ainda não terá acesso ao saneamento básico em 2015, o esgotamento mais grave de águas subterrâneas ocorre no Oriente Médio, no norte da África e no sul da Ásia. Os esforços necessários abrangem monitoramento da qualidade da água, melhoramento dos aterros sanitários e redução da infiltração de águas superficiais contaminadas nos lençóis freáticos.

Fontes úteis:

https://www.uniagua.org.br/

https://www.grosfestilo.com.br/tratamento%20piscina.htm

https://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/processos-de-purificacao-da-agua-4.php

https://www.webciencia.com/21_agua.htm#ixzz1ckbZplCq


Veja também: