Como ocorre o efeito estufa. Entenda a radiação infravermelha

Entenda a ação da radiação infravermelha emitida pelo sol, colo ela entra e sai do nosso planeja e como os problemas ambientais afetam o efeito estufa

» Página Inicial

Que calor! Quem nos últimos anos não falou essa frase com mais regularidade, principalmente durante o inverno por exemplo? Já no calor nem se fala! Parece que ao entrar em qualquer lugar fechado a sensação é de estar em uma estufa.

É justamente essa a sensação do nosso planeta terra atualmente, como se dentro de uma estufa, onde o oxigênio é pouco, o calor muito e a sensação de desmaio e tonteira são muito comuns.

Radiação infravermelha

O efeito estufa ocorre quando uma parte de radiação infravermelha do sol é emitida pela superfície da terra e absorvida por alguns gases que estão presentes na atmosfera. Por causa disso o calor fica retido, não conseguindo se dissipar ou se mover, dando uma sensação de aumento de temperatura.

O efeito estufa na verdade não é um acontecimento ruim de todo, pois é através dele que a vida existe, pois para manter o planeta aquecido, ele acontece naturalmente e garante a sobrevivência de todos os seres vivos. Mas então onde mora o perigo do efeito estufa? Quando esse efeito acontece por causa do calor do sol e a superfície absorve, tudo bem. Há um equilíbrio por exemplo na temperatura, com as águas e vegetação do mundo.

Veja o vídeo abaixo que explica com detalhes o efeito estufa e a radiação infravermelha:

Problemas ambientais

O problema está quando o homem começa a mexer na natureza, destruindo áreas verdes, canais de rios e emitindo gases tóxicos e gás carbônico além do que a vegetação mundial atual não consegue absorver, pois é através da absorvição do gás carbônico que as vegetações transformam esse gás em oxigênio para sobrevivermos.

Se houver mais gás carbônico e menos plantas para absorvê-lo, haverá menos oxigênio, portanto mais problemas respiratórios, outros tipos de doenças e menos disposição corporal.

Só para se ter uma ideia, por causa do efeito estufa, alguns pontos de geleiras no mundo estão derretendo ano após ano. Em cidades a beira mar, já foi constatado que todos os anos o mar sobe um pouco mais em relação ao ano anterior.

Além desse evento que já é visível, sendo possível perceber que algumas cidades de pescadores tiveram que se deslocarem ou até foram submersas, vemos que o calor anualmente chega a ultrapassar os 40 graus até em países que tem frio rigoroso mesmo no verão.

Essas observações são reais e precisam ser tomadas medidas rápidas de solução desse problema, replantando novas árvores, procurando dar fim ou pelo menos diminuir bastante o uso de produtos químicos, nocivos a saúde e ao planeta e começarmos a usar mais filtro solar do que antes. Se começarmos a mudar agora, daqui 50 anos, teremos o dobro de vegetação no mundo e um mundo mais equilibrado assim como era a pouco mais de 50 anos atrás.

Aquecimento global e efeito estufa

As mudanças do clima são a consequência do aquecimento do  planeta,a maioria dos cientistas acreditam que é a ação nociva do homem sobre a natureza que intensifica a emissão de gases poluentes na atmosfera elevando a temperatura da Terra.

Mais como isso acontece?

A Terra é aquecida por um fenômeno natural chamado Efeito estufa, sem ele o planeta seria muito frio e a vida das espécies estaria ameaçada, podemos comparar com uma estufa usada no cultivo de plantas,os raios solares passam gerando calor que é retido pela estufa e ajuda as plantas a crescerem. Na atmosfera os gases de efeito estufa permitem que o calor gerados pelo raio do sol seja retido como um cobertor sobre o planeta, mantendo a temperatura estável na média de +15ºC,mais essa temperatura esta se elevando na superfície terrestre por causa doa aumente da concentração de gases na atmosfera,especialmente o gás carbônico, que é produzida a partir das queimadas em florestas e da queima de combustíveis fósseis como o petróleo que abastece os carros a gasolina e a óleo diesel. Outros gases também contribuem para potencializar o efeito estufa como gerados a partir das fazendas de criação de gado.

Deis do início da industrialização até os dias atuais a temperatura média da Terra já teria subido quase +1°C no ritmo atual as previsões são que a temperatura do planeta possa aumentar em +4°C até 2100. Isso pode impactar ainda mais o clima, provocando o derretimento das geleiras, aumento do nível do mar, desaparecimento de áreas costeiras, temperaturas extremas, secas prolongadas, tempestades, furacões, inundações que afetariam na produção agrícola e ameaçariam a vida das espécies animais e vegetais.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega


Veja também: