Tipos de física: Clássica e quântica, moderna e nuclear

Perguntas e respostas sobre tipos de física, como a clássica, quântica, moderna, nuclear, mecânica, atômica e mais. Quais as diferenças entre a física teórica e a experimental?

» Página Inicial

Física é a ciência responsável por estudar o funcionamento da natureza e seus fenômenos. Esses cientistas estudam e analisam as propriedades e relações dos elementos naturais, explicando e prevendo suas consequências. A física é amparada pela lógica e pelo método científico, usando a matemática como linguagem.

Quais os tipos?

Desde o início do entendimento dos movimentos mecânicos até a descoberta do átomo e os recentes estudos quânticos, a física foi se dividindo em diversos segmentos, como a física clássica, moderna, mecânica, quântica, atômica, nuclear, astrofísica, além da física teórica e a experimental.

Tipos de física

Física clássica

Tudo o que foi descoberto e difundido no ramo da física até o fim do século XIX é considerado parte da física clássica, englobando a mecânica clássica, as leis de Newton, a termodinâmica clássica e o eletromagnetismo. Destacaram-se nomes como René Descartes, Isaac Newton, Galileu Galilei, Johannes Kepler e Christiaan Huygens.

Moderna

É o conjunto de teorias divulgadas a partir do começo do século XX, como a mecânica quântica e a teoria da relatividade geral. Essas teorias modernas transformaram ainda mais radicalmente o entendimento científico geral, tendo Albert Einstein como um de seus ícones principais.

Mecânica

Segmento da física que estuda o movimento dos corpos, a física mecânica explica desde a queda de um objeto e acidentes automobilísticos, até o movimento dos planetas.

Quântica

Essa é a parte da física que se dedica ao estudo as menores partículas existentes, que, juntas, compõem tudo o que existe. A física quântica também estuda a propagação de ondas que se propagam no espaço vazio. Destaca-se nesse segmento o físico alemão Max Planck.

Atômica e nuclear

Surgida depois da descoberta do átomo (e, portanto, após o surgimento da física atômica), a física nuclear se dedica a desvendar os mistérios envolvidos nas propriedades e comportamento do núcleo desses átomos, bem como o funcionamento das reações nucleares. Nomes de destaques nessa área são Henri Becquerel, Rutherford e James Chadwick.

O que fazem os astrofísicos?

Astrofísica é a junção da astronomia com a física. Esse segmento das ciências estuda as propriedades físicas de objetos astronômicos, como sua densidade, luminosidade, composição química, temperatura, etc. Destaca-se aqui o astrônomo norte-americano Edwin Powell Hubble, cujo nome batiza o telescópio espacial da NASA.

Quais as diferenças entre a física teórica e a experimental?

Enquanto teorias físicas são modelos construídos por um estudioso para descrever um fenômeno natural, a experimentação visa comprovar ou refutar essas teorias. A física teórica se dedica a explicar e prever explicações quanto ao funcionamento da natureza, enquanto a física experimental tenta construir métodos e conceitos práticos para determinar se as teorias estão ou não corretas.

Por Redaweb e redação


 
Veja também: