Educação Superior nos Estados Unidos, Inglaterra, Portugal e Cuba

Veja um resumo que mostra com funciona a educação superior em outros países como EUA, Portugal, Cuba e na Inglaterra com sua tradição em ensino superior.

» Página Inicial

Há semelhanças e diferenças entre o ensino superior nos Estados Unidos, Inglaterra, Portugal e Cuba e o Brasil. Com esta matéria, num assunto bem resumido, conheça os principais pontos da educação destes países.

Educação Superior nos Estados Unidos

Segundo o site de consulta pública Wikipédia estima se que 99% da População Norte-Americana é alfabetizada, 85% corresponde às pessoas adultas com diplomas equivalentes ao nosso Ensino Médio e 27% com diploma de Ensino Superior.

Nos EUA é obrigatório que a criança e o adolescente frequentem a escola até os 16 anos de idade, ou ate a conclusão do segundo grau.

As opções de ensino para os alunos americanos são: Escola Pública, Privada ou Doméstica.

As áreas acadêmicas nos quais os curso são distribuídos são: Humanidades, Ciências Sociais e Ciência da Saúde sendo opcionais ou obrigatórias as disciplinas. Há o Curso superior de curta duração (Associated degress) e os de licenciaturas (Bacheloris Degress )

Graduação: A Graduação no Estados Unidos é dividas em quatro anos, com as seguintes denominações, o primeiro ano Freschman, o segundo ano Sophomore, Junior, Sênior.

Inglaterra

Os cursos universitários geralmente tem a duração de 3 ou 4 anos  onde  algumas  disciplinas  necessitam  mais de 7 anos.

Para entrarem na faculdade e escolherem os cursos o aluno tem que ter boas classificações em algumas disciplinas, total de pontos conseguidos em determinadas disciplinas e perfil individual de cada candidato. Existem um grande número de instituições, e no Reino Unido há mais de seiscentos colégios especializados em conduzir o aluno à qualificação acadêmica.

O ensino superior na Inglaterra existe há pelo menos 800 anos e é um dos mais procurados por estudantes do mundo todo.

O sistema de educação do Reino Unido é mundialmente reconhecido por sua alta qualidade e padrões.

Cuba

O ensino em Cuba foi idealizado pelo político cubano José Martí, e o principal princípio é que toda pessoa tem o direito de ser educado. Existem 17 centros de ensino superior, um em cada província, além de sub-polos em municípios mais afastados.

O ensino superior é público, gratuito.  As vagas para graduação são de acordo com a necessidade de cada região e o governo promete emprego para o estudante no final do curso, bem como apoio para aqueles que querem prosseguir em pesquisas.

O país está sob domínio comunista, o que significa que existem algumas diferenças culturais e específicas do país que você não pode esperar. Para alguns alunos, no entanto, o choque cultural é parte do apelo.

O que eu preciso saber para se estudar em Cuba?

Como todos os países, há alguns detalhes dos quais você deve estar ciente enquanto se prepara para o seu semestre, verão ou ano no exterior em Cuba.

A primeira coisa que você deve saber sobre viajar para Cuba, seja como estudante ou como turista, é que você precisará de um seguro de viagem - é necessário entrar no país. Quando você chegar à alfândega, precisará fornecer uma documentação sobre políticas ou eles farão com que você compre um seguro lá. Caso contrário, eles poderiam negar sua entrada.

A partir de setembro de 2015 e até 2017, os americanos não poderiam sacar dinheiro ou pagar com cartão de débito ou crédito enquanto estivessem em Cuba (Cuba ainda é em grande parte uma economia monetária, pelo menos). Embora o governo dos EUA agora permita que os americanos paguem com cartões de crédito em Cuba, encontrar comerciantes que os aceitem pode ser difícil.

Em Cuba, você pode, às vezes, trocar itens por novos, em vez de pagar pesos. O sistema de troca em Cuba é diferente de qualquer outro, pois itens como roupas com marcas americanas e parafernália de beisebol americano podem ser trocados na compra de lembranças. Isso porque os cubanos não têm acesso aos mesmos itens que nós. Materiais escolares, telefones usados ​​antigos e qualquer outra coisa que eles possam obter mais com a venda também podem ser aplicáveis.

Portugal

O ensino superior em Portugal está baseado nos princípios de Bolonha que se dividem em dois: ensino universitário e o politécnico. Podendo ser administrados pelo ensino público, privado ou por cooperativas.

Portugal faz parte da estratégia europeia de mobilidade e modernização educativa implementada pelo Sistema de Bolonha. O objectivo é alargar o acesso ao ensino superior em toda a Europa, permitindo intercâmbios educativos entre países e garantindo padrões universais.

Isto significa que o ensino superior em Portugal assume o formato de três ciclos, dividido em estudos de graduação e pós-graduação. O curso de graduação consiste em um bacharelado, e o estudo de pós-graduação consiste em um mestrado e doutorado.

As qualificações acadêmicas são:

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega


Veja também: