Ordem alfabética e cronológica e inversa

Perguntas e respostas sobre ordem alfabética e cronológica. O que é ordem alfabética crescente e decrescente, bem como ela funciona na prática? Ordem cronológica e inversa. Veja os exemplos.

» Página Inicial


O que é ordem alfabética?

Ordem alfabética é um método de organização na qual as palavras (frases ou nomes) são colocados em ordem de acordo com a ordem que e as letras aparecem no alfabeto. São organizados de acordo com as letras iniciais e caso duas palavras tenham as mesmas letras iniciais são comparadas as segundas letras e assim sucessivamente. Podemos ordenar de A a Z que chamamos de ordem crescente, ou de Z a A ordem decrescente.

Como isso funciona na prática?

Considere a lista abaixo com o nome das 20 maiores cidades do estado de São Paulo, segundo o Censo do IBGE de 2010. A primeira lista mostra as cidades pela ordem de tamanho da população:

ordem alfabética

E como elas ficariam em ordem alfabética crescente?

Se aplicarmos a ordem alfabética crescente as posições serão modificadas de acordo com a letra inicial do nome da cidade. Se a primeira letra for igual para duas ou mais cidades, como é o caso de Campinas e Carapicuíba, por exemplo, ele considera a segunda letra e assim por diante. Veja o resultado:

E como elas ficariam em ordem alfabética decrescente?

Neste caso é exatamente o inverso da opção anterior, ou seja, ele irá usar o mesmo conceito, mas irá considerar em primeiro a letra Z e por último a letra A. Este método, embora possível é pouco aplicável em situações reais. Veja o resultado da nossa lista de cidades em ordem alfabética decrescente:

Onde é utilizada a ordem alfabética?

Normalmente usamos ordem alfabética para organizar listas, como por exemplo: agendas telefônicas, cadastros de clientes, de fornecedores, listas de compras, entre outros.

O que é ordem cronológica?

A ordem cronológica é aquela que usa datas como forma de classificação. Ela é muito usada no cotidiano das pessoas e das organizações para determinar fila de espera, por exemplo, considerando a data de inscrição ou outro método qualquer.

Como é a ordem cronológica na prática?

Veja abaixo este exemplo de uma suposta lista de data de nascimento de pessoas.

Agora, vamos colocar a lista em ordem cronológica:

Finalmente vamos colocar a lista em ordem cronológica inversa, ou seja, da maior data para a menor:


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade