O que é crédito pessoal ou empréstimo pessoal

Como funciona o crédito pessoal e os itens envolvidos como garantia, avalistas, fiadores, cheques, consignação em folha de pagamento, entre outros.

» Página Inicial

Muitas pessoas utilizam o crédito pessoal ou como também é conhecido por empréstimo pessoal, sem ao menos saber o que ele realmente é e quais são as suas finalidades para com o cliente que foi concedido o crédito.

O que é um empréstimo pessoal?

Embora, ao contrário de um empréstimo de carro ou de uma hipoteca, você não precise fazer nenhuma garantia para um empréstimo pessoal, você pode ter a opção de fazê-lo. Alguns credores oferecem empréstimos pessoais garantidos que permitem que você coloque garantia se você quiser obter uma menor taxa de juros. Quando você pede dinheiro emprestado com um empréstimo pessoal, você recebe o dinheiro na frente para usar como quiser.

É denominado crédito pessoal,  um serviço de financiamento prestado pelos bancos, adquirido por uma entidade financeira autorizada e encaminhado à compra de bens de consumo ou outros produtos, incluindo imóveis permanentes. Ao ser autorizado o crédito pessoal, o dinheiro que foi financiado é enviado em uma conta corrente ou entregue ao cliente por um cheque com nominal á ele, e não há a necessidade de especificar sobre onde o dinheiro será aplicado.

Em muitos casos os órgãos que possui esse serviço do empréstimo pessoal, só liberam o crédito ao cliente por meio de uma analise cadastral e se o cliente que estiver solicitando o crédito tiver uma garantia, avalistas, fiadores, cheques, consignação em folha de pagamento, por exemplo, que  assegure os Bancos, Financeiras ou Cooperativas de crédito que o dinheiro que está sendo financiado será pago.

Empréstimos pessoais são uma boa opção se você:

Crédito pessoal ou emprestimo pessoal

Existem bancos que estabelecem um limite de crédito para realizar o empréstimo pessoal já pré-aprovado aos clientes, que pode ser liberado a qualquer momento, bastando apenas a contratação do crédito, seja por telefone ou Internet, sendo que na segunda também está disponível a simulação de crédito, para que seja possível saber quanto é que vai pagar de juros nas parcelas, entre outras informações.

Normalmente o cliente terá um prazo específico para pagar o dinheiro que foi financiado no empréstimo pessoal, este é determinado pelo órgão financeiro que estiver liberando o crédito, sendo que o prazo pode variar de 24 a 72 meses/ parcelas. Por isso é importante pesquisar e calcular o valor das parcelas, para escolher a que se adequar ao seu bolso, e procurar pagar o mínimo de juros possível para que não estoure o orçamento familiar.

emprestimo pessoal para pessoa física

Ao não realizar o pagamento das parcelas que foram aceitas no contrato as conseqüências geradas não serão nada vantajosas ao cliente, no caso de ter sido liberado o empréstimo pessoal para aquisição de casa, propriedades imóveis ou carros, o órgão financeiro poderá penhorá-los, pois o cliente passou a ser devedor por não realizar os pagamentos. Uma solução para que isso não ocorra, é conseguir um fiador, ou seja, uma pessoa que se responsabilizará por quitar ao financiador o valor restante que não venha a ser pago pelo cliente que contratou o crédito pessoal.

Quando você deve escolher uma linha pessoal de crédito

Uma linha de crédito pessoal é o melhor ajuste quando você pode precisar de acesso a fundos de forma recorrente, conforme a necessidade, e não como uma quantia fixa. Se você trabalha com comissão ou é autônomo, provavelmente está familiarizado com uma renda variável. Uma linha de crédito pessoal permitiria que você emprestasse fundos para ajudar a cobrir suas despesas durante os meses de baixa renda, enquanto permitia que você pagasse a linha de crédito durante os meses de renda mais alta.

Você acredita que o crédito pessoal é um serviço útil? Nos dê sua opinião e sugestão sobre ele.

Fontes úteis:

https://www.creditocartoes.com.br/pessoal

https://www.ocreditopessoal.com/o-que-e-o-credito-pessoal/

https://www.bompracredito.com.br/blog/tudo-sobre-emprestimo-pessoal

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega


Veja também: