Bolsa universidade: bolsa e financiamento para cursos Superiores

Veja neste artigo como funciona as principais opções de bolsa de estudos para universidades e como conseguir o financiamento do seu curso superior.

» Página Inicial

O melhor caminho para o sucesso profissional e desenvolvimento pessoal é o estudo. Às vezes é grande a dificuldade para entrar numa Universidade Pública e falta dinheiro para um financiamento. Hoje há diversos programas do Governo Federal para incentivar o ingresso na faculdade para estudantes que vieram da rede pública de ensino ou eram bolsistas em instituições particulares

Estas são as bolsas disponíveis disponibilizadas pelo governo federal atualmente:

Prouni

O Prouni é o Programa Universidade para Todos do Ministério da Educação que consiste em oferecer bolsa de estudos para estudantes da rede particular de educação superior. Para a utilização desta bolsa, o candidato deve ter renda familiar de até 3 salários mínimos, a faculdade deve  fazer parte do programa  e o candidato deve primeiramente realizar a Prova do ENEM (EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO) e conseguir pelo menos 450 pontos na média.

O Prouni oferece dois tipos de bolsas, sendo uma parcial para estudantes cuja renda familiar per capta seja de até 3 salários mínios e uma integral para renda per capta de até um salário e meio.

Para obter todas as informações, acesse a seção informações aos candidatos no site do Prouni: https://prouniportal.mec.gov.br

Veja um vídeo produzido pela Débora Aladim explicando como funciona o Prouni.

FIES

Já o Fies - Fundo de Financiamento Estudantil é um programa para financiamento de um curso superior. Este programa do Ministério da educação financia de 50 a 100%  de cursos superiores nas universidades que participam do programa. Para que o curso tenha financiamento integral é preciso que o valor da mensalidade comprometa em 60% ou mais a renda familiar por pessoa. Quando for maior que 20%,o financiamento é equivalente à metade do curso.

Neste programa o pagamento do curso dá-se inicio após o término do curso e o aluno tem o prazo de até três vezes o período do curso para quitação. E a cada três meses durante o curso é cobrado uma taxa de R$ 50,00 que é referente aos juros.

Para obter todas as informações sobre o FIES, acesse a seção perguntas e respostas no site do FIES: https://sisfiesportal.mec.gov.br/

Veja um vídeo produzido pela Uni-BH explicando como funciona o FIES.

Hoje não falta oportunidade para aqueles que desejam ingressar no mundo acadêmico e conquistar o seu Diploma. Basta ter o desejo de estudar e ter disposição para buscar de seus direitos e procurar as bolsas e incentivos do governo para fazer uma faculdade e outros. Mas procure estudar para adquirir conhecimento e não apenas para ter um diploma para aumento de salário ou subir de posto num trabalho.


Veja também: