Diferença entre rotação, translação e revolução

Entender a terminologia e os conceitos astronômicos de rotação e translação pode resultar complexo no começo. Onde entre esses dois aparece o conceito de revolução?

» Página Inicial

O que você sabe sobre os movimentos planetários? Entender a terminologia e os conceitos astronômicos de rotação e translação pode resultar complexo no começo. Onde entre esses dois aparece o conceito de revolução? Entenda as diferenças entre esses três conceitos nesse post a continuação.

Vamos marcar uma breve definição dos conceitos de rotação, translação e revolução.

Rotação

O termo pode se referir a rotação em muito âmbitos, mas especificamente refere-se em astronomia aos movimentos planetários. O movimento de rotação do planeta terra é o giro que o planeta da sobre seu próprio eixo imaginário que em relação ao plano da órbita terrestre apresenta uma inclinação de 23 27 graus. O movimento de rotação ocorre em sentido anti-horário, do leste a oeste, o qual tem duração de cada dia (24hs). Devido a esse movimento a luz solar vai iluminando as diferentes partes do planeta, se dando assim a sucessão natural de dias e noites, iluminação que não e uniforme em todas as regiões do planeta.O movimento de rotação é outro movimento do corpo rígido que se observa sempre que um torque é a ele aplicado.

Rotação da Terra e o Movimento Diário Aparente do Céu

A terra gira em torno de uma linha imaginária que passa pelos pólos norte e sul do planeta. Essa linha é chamada de eixo de rotação. A Terra gira sobre esse eixo uma vez por dia (aproximadamente 24 horas). Embora você provavelmente já tenha conhecido esse fato, há uma ligeira complicação que a maioria das pessoas não conhece.

Mais especificamente, nosso período de rotação (o tempo decorrido para uma rotação) em relação às estrelas é chamado de dia sideral. Um dia sideral é de 24 horas siderais, ou 23 horas e 56 minutos em um relógio normal. Nosso horário do relógio é baseado na rotação da Terra em relação ao sol do meio-dia ao meio-dia solar. Este é um dia solar e é dividido em 24 horas. Como a Terra viaja cerca de 1/365 do caminho ao redor do sol durante um dia, há uma pequena diferença entre o tempo solar e o tempo sideral.

movimentos planetários lua

Translação

Continuando na linha dos movimentos planetários, translação refere-se ao movimento dos planetas (não só do planeta terra) ao redor do sol. No caso do planeta terra este percorre uma órbita com forma de elipse. No movimento de translação a Terra alcança uma velocidade de 107.000 quilômetros por hora, completando a uma volta em 365 dias e 6 horas aproximadamente. Em nosso calendário, os 365 dias compõem o ano civil, e cada quatro anos temos um ano bissexto de 366 dias (somadas as 6 horas do movimento de translação real).

O que provoca o movimento de translação são as forças externas agindo sobre o corpo rígido.Nos movimentos de translação  valem as leis de Nelwon e a conservação da quantidade de movimento.

Revolução

Pode-se considerar uma revolução a qualquer mudança ou transformação radical que modifique de forma drástica as costumes e aspectos da vida em sociedade. Segundo essa teoria, os estudiosos do assunto deveriam atingir um consenso sobre a natureza revolucionaria  desses acontecimentos. Como exemplo podemos dar a Revolução Industrial. Mas o conceito de revolução não tem uma definição totalmente clara, não permitindo dar uma significação especifica ao termo, já que por um lado, nem sempre as diferentes versões dos historiadores têm total concordância e alguns acontecimentos históricos nem sempre criaram transformações drásticas como para ser consideradas de tal forma.

Desde o ponto de vista da definição da corrente marxista, uma revolução se da quando os fatores essências que sustentam uma sociedade (status quo) são completamente invertidos.  Isso implica que para ser considerada uma revolução, devem se dar transformações em quanto a fatores como:

Hábitos cotidianos

Hierarquia social

Práticas econômicas

Relações laborais ou de trabalho

De não ser assim, não pode se considerar a atribuição de “revolução”

O conceito de revolução não está diretamente relacionado com a terminologia de movimentos planetários, porem, a comparação com os conceitos de rotação e translação não é valida.

Se pensarmos na relação entre rotação e translação, ambos são conceitos referidos aos movimentos planetários. A rotação refere-se diretamente ao movimento do planeta Terra sobre seu eixo, em quanto a translação refere-se ao movimento da Terra e outros planetas que compõem o sistema solar ao redor do sol.

Fonte: https://educacao.uol.com.br/geografia/movimentos-da-terra-rotacao-translacao-e-estacoes-do-ano.jhtm

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega


Veja também: