Regras de acentuação de palavras oxítonas com exemplos

Conheça quais são as regras da língua portuguesa para acentuação de palavras oxítonas. Veja ainda quais delas não recebem acentos e outras dicas.

» Página Inicial

Palavras oxítonas são aquelas que em que a sílaba tônica (as que possuem o som mais forte na palavra, que se fala com maior intensidade) é a última entre as sílabas da palavra, elas também são denominadas palavras agudas. Podemos citar como exemplo: boné (bo – ) e plantação (plan – ta – ção).

palavras oxítonas

Oxítonas não acentuadas

As palavras terminadas com r, l, um, om, x, z, i, u e im são oxítonas e não necessitam de acentuação gráfica. A seguir, veremos exemplos:

É importante lembramos que todas as palavras oxítonas que terminam em i ou em u precisarão ser acentuadas se aparecerem precedidas de algumas outras vogas, como em: Itajaí, açaí, Maraú, baú, Piraí, etc.

Como acentuar as palavras oxítonas

São acentuadas as palavras oxítonas terminadas em a, as, e, es, o, os, as terminadas no ditongo nasal em ou ens e nos ditongos nasais oi, eu e ei. A seguir, veremos exemplos:

Quando o pronome da frase se encontrar em situação de ênclise, as palavras oxítonas terminadas em a, e e o, e os tônicos ligados à formas lo, los, la e las. A seguir, veremos alguns exemplos:

Quando as palavras são terminadas em i, só há acentuação gráfica se o i fizer parte de um hiato, e se o i estiver em uma sílaba com consoante, não existe o acento.


 
Veja também: