Faculdade, Curso de Odontologia e profissão de dentista

Conheça o Curso Superior de Odontologia e um pouco da profissão de dentista no Brasil. Saiba como é a formação superior, onde estudar e o mercado de trabalho para o profissional. [32|Odontologia]

» Página Inicial

Basicamente, o curso superior de Odontologia é o que prepara profissionais altamente capacitados para promover a saúde dos dentes, da boca e dos ossos da face das pessoas. Assim, em uma consulta o dentista pode diagnosticar possíveis problemas nessas regiões para dar início a um tratamento adequado, ou apenas realizar procedimentos preventivos.

Os profissionais graduados em Odontologia podem fazer limpeza nos dentes, extraí-los quando necessário, fazer cirurgias, clareamento, tratar doenças na gengiva, língua e nas bochechas, confeccionar próteses e colocá-las, assim como aparelhos ortodônticos.

O dentista precisa conhecer o funcionamento do corpo humano como um todo, por isso, a sua formação não se dedica exclusivamente a saber tudo sobre os dentes e a boca.

Veja abaixo um vídeo da Unesp sobre o curso de Odontologia:

O que estuda?

Algumas matérias que fazem parte da grade curricular dos futuros dentista estudam o organismo de maneira geral. É o

caso da Anatomia Humana, Histologia, Morfologia, Fisiologia, Biologia e Genética Molecular.

Já entre as disciplinas que tratam especificamente dos dentes e da boca, estão a Histologia Bucal, Anatomia Dentária, Equipamentos Odontológicos, Microbiologia Bucal, Imunologia Bucal, Radiologia Odontológica, Diagnósticos, Periodontia, Prótese, Clínica Odontológica, Odontologia Social e outras.

Mercado de trabalho

Essa é uma área em que são feitas muitas pesquisas, por isso, o profissional precisa estar disposto a buscar a atualização constante para garantir o seu espaço no mercado. Além disso, é recomendável que após terminar o curso superior, busque uma especialização.

Para quem pretende abrir o próprio consultório, vale ressaltar que esse é o segmento mais concorrido do setor odontológico, justamente por corresponder ao objetivo da maioria dos formados. Além disso, as grandes cidades já abrigam uma grande quantidade de consultórios.

Mas, felizmente, há muitas outras opções de trabalho em que é mais fácil conseguir uma oportunidade: a saúde bucal está crescendo no setor público, por isso, há oferta de emprego. Além disso, o dentista pode trabalhar com odontologia legal, radiologia, projetando próteses e outras áreas.

Regulamentação

No Brasil, a profissão de dentista é regulamentada pela Lei 5.081, que determina que para exercer a atividade legalmente, é preciso ter o diploma do curso superior e registro no Conselho Regional de Odontologia.

Onde estudar?

Veja abaixo as notas do curso em algumas universidades brasileiras que oferecem Odontologia. Dados do MEC – CPC-2012


 
Veja também: