Tipos de biomas: Floresta Amazônica, caatinga, cerrado e pantanal

Perguntas e respostas sobre tipos de biomas brasileiros, como o Pantanal e Pampa, Floresta Amazônica, caatinga, cerrado, mata atlântica e mais? Quais outros tipos de biomas existem?

» Página Inicial

Quais são biomas brasileiros?

O território brasileiro possui seis biomas diferentes:

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo?

Floresta Amazônica

Sim. A Floresta Amazônica possui uma rica biodiversidade. É um dos maiores patrimônios naturais do Brasil. Está presente nos estados do Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão e Tocantins. É uma floresta bastante densa. O clima quente e úmido prevalece na região. São mais de 30 mil espécies de plantas (das 100 mil da América do Sul) e mais de 2.500 espécies de árvore. Além da madeira, na Floresta Amazônica encontramos os maiores estoques de borracha, castanha, peixe e minérios do país.

Qual região brasileira possui cerrado?

O Cerrado está presente na região Centro-Oeste, parte do Nordeste e Sudeste do Brasil. É um bioma típico de regiões com clima tropical continental. O 2º maior bioma da América do Sul. A vegetação é composta por árvores e arbustos de pequeno porte, troncos retorcidos e casca grossa. É reconhecido como a savana mais rica do mundo, com 11.627 espécies de plantas nativas catalogadas. Exemplares da rica fauna do cerrado são as capivaras, lobos-guarás, tamanduás, antas e seriemas.

Ainda existe Mata Atlântica?

Mata atlantica

A Mata Atlântica é uma floresta tropical, localizada na faixa litorânea. A formação original se estendia do Piauí ao Rio Grande do Sul. Apesar da grande devastação que sofreu, a Mata Atlântica ainda abriga cerca de 35% das espécies existentes no Brasil, espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. A vegetação é constituída por árvores de folhas largas e grandes (latifoliada) ou perenes (que não caem). A maior parte das espécies da fauna foram extintas com o desmatamento. Mas ainda é possível encontrar micos-leões, lontras, onça-pintada, tatu-canastra e a arara-azul.

Qual o bioma da região mais seca do Brasil?

A caatinga ocupa o sertão brasileiro, a região mais seca do Brasil, localizada na zona de clima tropical semiárido. É composta por plantas xerófilas como os cactos e as caducifólias, que perdem as filhas durante a época mais seca. O juazeiro é uma árvore típica da caatinga. Possui raízes que chegam a grandes profundidades do terreno para captar água. Fazem parte da fauna da caatinga o asa branca, sapo cururu, gambá, cutia, veado-catingueiro, preá, tatubepa.

Qual a principal característica dos pampas?

Pampas

Como o clima é frio e seco, a vegetação nos pampas não é alta, sendo constituída basicamente por gramíneas como capim-barba-de-bode e capim-gordura. O pampa é um bioma típico do extremo sul do estado do Rio Grande do Sul, onde predomina o clima subtropical e planícies. Nos pampas gaúchos encontramos animais como o veado, garça, lontras e capivaras.

Onde localizamos o Pantanal?

Pantanal

O Pantanal abrange os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No período chuvoso (abril a outubro) as águas dos rios inundam a maior parte da planície. A flora e a fauna são bem diversificadas e adaptadas aos alagamentos periódicos. No Pantanal, existem espécies de vegetações encontradas no Cerrado e na Floresta Amazônica. O avanço da agropecuária é a principal ameaça à biodiversidade do Pantanal

Quais outros tipos de biomas existem?


 
Veja também: