Pontuação. Função, importância e obrigação na língua portuguesa

Perguntas e respostas sobre pontuação. Qual a importância do seu uso correto? Ela é obrigatória na língua portuguesa? Ela existe apenas na língua portuguesa?

» Página Inicial


O que é pontuação?

Pontuação, de modo geral é aquilo que permite expressar ritmo, melodia e aspectos da fala, do idioma falado, na língua portuguesa. É um recurso de escrita que permite caracterizar como na fala, o idioma escrito. São basicamente marcações gráficas que auxiliam a forma escrita do idioma.

Quais as pontuações da língua portuguesa?

Função da pontuação

As pontuações da língua portuguesa são diversas, cada um com uma função e significado, sendo elas:

Qual a sua função?

Cada tipo de pontuação tem sua função própria, como por exemplo a vírgula, que separa palavras para dar pausa (em alguns casos), ou o ponto final que serve para indicar que a frase terminou, diferente dos pontos de exclamação e interrogação, que representam questões, dúvida e espanto, respectivamente.

Qual a sua importância?

É ela que, muitas vezes, traz sentido e coesão à frase, ou ao texto. A pontuação é sempre empregada para dar coerência, uma vez que ao expressar determinado sentimento, é preciso que se coloque a pontuação correta na frase, para que não se mude o sentido, ou se tire a coesão, para que a frase tenha duplo sentido e entre outros problemas gráficos.

Ela é obrigatória na língua portuguesa?

Sim. É a pontuação que permite a coesão textual e permite que o texto fique compreensível para quem o lê. A pontuação é necessária para qualquer texto escrito, se o autor quer se fazer entender e deseja passar clareza naquilo que ele apresenta ao leitor. Quem não utiliza a pontuação, dificilmente consegue transmitir com clareza, coesão e facilidade aquilo que deseja mostrar.

Se a sua falta causa problema, seu uso em excesso ou de forma inadequada também trará prejuízos ao texto. Portanto, para se ter um bom proveito é necessário aplicar de forma correta a pontuação a fim de alcançar o objetivo de transmitir corretamente a mensagem desejada.

Como ela surgiu?

Ela surgiu aos poucos na história, uma vez que o habito de ler era extremamente restrito na Idade Média e não se tinha tamanha preocupação com leitura e escrita impecável. Embora haja registros de utilização do ponto final, ainda no Egito antigo, os demais símbolos gráficos foram surgindo com o passar dos anos, sua grande maioria surgiu após o final da Idade Média.

A pontuação existe apenas na língua portuguesa?

Não. Ela é um recurso próprio da linguagem escrita e existe em outros idiomas que a utilizem, exatamente com as mesmas funções que possuem na língua portuguesa.

Mas nem todos os idiomas usam os mesmos pontos e com as mesmas funções. Isto ocorre pela enorme diversidade desses sinais e as enormes diferenças que existem entre alguns idiomas.


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade