Tipos de variáveis quantitativas, discretas e continuas

Perguntas e respostas sobre tipos de variáveis. O que é e os tipos: quantitativas, discretas, continuas e outras. Em qual exemplo podemos citar uma menor rigidez?

» Página Inicial

O que é uma variável?

Variável é uma característica de um elemento como por exemplo a amostra de quantidade de população de um certo lugar, como podemos notar no próprio nome os valores alteram de elemento para elemento uma variável pode ter um valor numérico ou até mesmo um valor não-numérico.

Veja abaixo os principais tipos:

Tipos de variáveis

Quantitativas

São características para medir uma escala quantitativa, ou seja, encontram os verdadeiros resultados numéricos que fazem sentido, esse tipo de variável pode ser continua ou discreta. porém, sempre irão buscar os fatores necessário para obter o resultado com precisão e não um número tão variado.

Discretas

Possuem em suas características números mensuráveis para assumir um número finito ou até mesmo infinito de variáveis. Assim só farão sentido quando for um valor inteiro, geralmente esses valores dão buscados nos resultados das contagens. Exemplo número de filhos, número de bactérias, número de carros em um estacionamento, número de cigarros fumados ao dia, etc.

Continuas

São características mensuráveis possuintes de valores de uma escala continua de uma reta real. Isto serve para valores fracionais, melhor dizendo representa uma classificação de indivíduos nominais ou ordinais.

Nominais- Não tem ordenação entre as diversas categorias. Exemplo a cor de nossos olhos.

Ordinais- Possui uma ordenação em todas as suas categorias. Exemplo nível de escolaridade, tempo de gestação.

Em qual exemplo podemos citar uma menor rigidez?

Uma variável originalmente pode ser considerada quantitativa e ser coletada de modo qualitativo. Por exemplo uma variável de idade, faixa de peso de lutadores de boxe. Porém as variáveis ordinal pode ser classificada como peso- pena, peso-leve, peso-pesado.

Ela pode ser coletada de modo qualitativo?

Sim, originalmente uma variável pode ser coletada de modo quantitativo, por exemplo, o número da casa, idade da pessoa, número do telefone, as vezes o sexo da pessoa, mais pelo fato de ser coletado o sexo passe a ser uma medida quantitativa, gênero, dentre outras características que apesar de serem consideradas variáveis qualitativas podem ser trabalhadas de forma a apresentar resultados estatísticos quantitativos.

Como deve ser a ordem de qualificação?

As variáveis nominais estão relacionadas em uma ordem e podem ser classificadas por nomes, cores como vermelho, verde, amarelo, azul, preto, também podem ser classificado marcas de carros, de bebidas, cigarros e tudo mais que possa ter sua própria categoria.

Exemplo da computação

Na computação existe também o uso de variáveis, mas com sentido um pouco diferente. Contudo, como a computação é baseada quase que totalmente na matemática, é importante fazer esta ressalva para diferenciar seu uso específico aqui.

O conceito de variável nas linguagens de programação computacional assume o papel de armazenagem de valores temporários na memória do dispositivo para uso diverso. Veja um exemplo abaixo:

$nome = "João da Silva";

Neste exemplo criamos uma variável chamada $nome e armazenamos nela o valor "João da Silva". O valor atribuído a ela pode ser feito de maneira direta, como no exemplo acima, ou de forma dinâmica, como por exemplo quando o usuário digita um valor em uma caixa de texto em uma página da internet. Neste caso o uso seria assim:

$nome = $_POST["nome"];

Neste caso o $_POST["nome"] representa a caixa de texto onde o usuário digitou.

Assim, é importante fazer esta diferenciação do conceito de variável na matemática e na computação, embora esta última seja produto da primeira.

 


 
Veja também: