Como usar a pontuação: parênteses, colchetes e travessão

Como fazer o emprego correto na língua portuguesa do parênteses, colchetes e travessão? O emprego da pontuação é importante para transmitir corretamente a mensagem desejada na forma escrita. Veja as dicas aqui.

» Página Inicial

A pontuação é um sinal gráfico que se utiliza na linguagem escrita, porém, tem muita influência na forma como vamos falar, principalmente durante a leitura de um texto ou de um livro, pois caso seja feito de forma incorreta pode alterar o sentido.

Dessa forma, podemos compreender que os sinais de pontuação de como principal objetivo o de demarcar e sinalizar o tempo no qual ocorre as pausas durante a leitura de algo. Além de deixar a estrutura estética do texto mais formal e adequada.

Em suma, podemos dizer que a pontuação deve ser utilizada com bastante frequência e aprendida de forma correta para que possamos dar a entonação necessária nas orações, dar ritmo ao que lemos, pausar quando for necessário. E mais ainda, respeitar os limites de sentido textual

Não respeitar o uso e a pronuncia correta da pontuação dificulta nossa comunicação com as demais pessoas. Ou seja, é mais difícil o outro me compreender senão utilizar os sinais de pontuação corretamente.

Pois, não podemos ler um texto em disparada, sem dar tempo algum, nem podemos realizar uma lista escrita sem inserir as devidas pontuações, fica sem sentido e com má formulação.

Por isso, sempre tome cuidado com essas questões. Sendo assim, o primeiro passo para mudar com relação a sua gramática é começar a pesquisar e estudar sobre o tema.

Além disso, pratique constantemente. As pessoas acabam tendo o costume de não utilizar, principalmente quando conversam pelas redes sociais.

Isso faz com que a pessoa acabe perdendo um pouco a noção sobre o uso correta pontuação e quando acontece uma situação em que precisa, realmente, não tem como se virar, pois não usa frequentemente.

Dessa forma, leia atentamente este texto e veja como usar o colchetes, o travessão e parênteses nas frases e textos que você produzir. É importante dizer que a leitura ajuda e muito a desenvolver a noção do uso de pontuação.

parenteses-colchetes-travessao

Parênteses

Vemos o parênteses sendo utilizado para dar explicações em uma frase. Por exemplo, ocorreu alguma situação que não é possível o leitor entender por si só, utiliza-se o parênteses para explicar e não fugir do foco do texto.

Outro caso em que o parênteses é utilizado é quando fazemos a citação de uma frase literal de um autor e é preciso mencionar o nome dessa pessoa. O parênteses serve como uma forma indireta de falar sobre o autor de determinada citação.

Quando é preciso indicar alguma data de fatos que ocorreram e estão presentes na oração, também fazemos uso do parênteses.

Colchetes

O colchetes é um termo que tem a finalidade igual ao parênteses. Sua função em uma frase não muda.

Entretanto, é mais encontrado em frases ou textos de cunho cientifico, filosófico ou didático. Dificilmente, ou melhor dizendo, não se usa em orações de histórias ou com outro intuito.

Você irá encontrar o colchetes em dicionários, com o objetivo de mostrar ao leitor a etimologia do vocábulo mencionado.

Em situações que vamos mencionar uma palavra ou expressão estrangeira, falar sobre uma palavra ou um símbolo qualquer, que não faça parte do sentido daquele texto.

Em textos já publicados encontramos muito o uso de colchetes para demonstrar os comentários feitos também as observações em cima do texto.

Nos artigos que levam a citação de algum autor e é preciso esconder parte do texto citado, podemos utilizar o colchetes junto com a reticencias, logo leitor irá entender que foi preciso pular aquela parte do texto.

Travessão

O travessão é um ponto que vemos muito em histórias infantis, nas quais existem uma infinidade de personagens os quais se interagem entre si, Para indicar essas falas e interações é preciso colocar o travessão antes.

Dessa forma, a história estará sendo contada e quando ocorrer de o personagem ter uma fala, será utilizado os dois pontos e em seguida o travessão para começar o discurso dele.

Durante o texto narrativo encontramos a conversa entre personagens e por isso é preciso utilizar um novo travessão para demonstrar que um personagem está conversando com o outro. A cada nova fala utiliza-se um novo travessão para poder indicar.

Para situações em que precisamos mencionar algum itinerário, o travessão é recomendado. É preciso colocar o travessão entre as palavras, tipo Brasília–São Paulo.


 
Veja também: