Faculdade de Engenharia Têxtil. Onde estudar, profissão e outros

Saiba onde encontrar o Curso Superior de Engenharia Têxtil em faculdades e universidades no Brasil. Conheça sobre a profissão e o mercado de trabalho para o engenheiro. [20|ENGENHARIA (GRUPO IV) - ENGENHARIA TÊXTIL]

» Página Inicial

Não, os engenheiros do setor têxtil não são estilistas, não sendo eles os responsáveis pelo design de uma peça de roupa. A atuação desse profissional está voltada para os mais diversificados segmentos que fazem parte da área têxtil, por meio da criação e da implantação de processos que envolvem a produção de tecidos, fios e vestuário de uma forma geral.

Por conta disso, ele é o responsável por estudar, projetar e participar da seleção dos melhores materiais, tecnologias e equipamentos que são utilizadas tanto nas etapas químicas quanto nas mecânicas dentro de uma indústria do setor têxtil.

Veja abaixo um vídeo do Centro Universitário FEI sobre o curso de Engenharia Textil:

Áreas de atuação do engenheiro têxtil

Entre as áreas de atuação que mais se destacam nesse setor, devemos destacar a de vendas técnicas, gestão de recursos e processos que envolvam a indústria têxtil, o desenvolvimento e a criação como um todo de produtos industriais e a projeção de equipamentos e de plantas para a indústria.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para que envolve os engenheiros têxteis também é bem abrangente, principalmente pelo fato de que ainda existem poucos engenheiros especializados no setor têxtil em todo o território brasileiro.

Dessa forma, as indústrias têxteis estão sempre à procura de profissionais qualificados para atuar com projetos, com a operação dos mesmos, implantação, manutenção ou, até mesmo, melhorias envolvendo os serviços e produtos do setor têxtil.

Um dos fatores que tornam a profissão dos engenheiros têxteis ainda mais interessante é o fato de que eles se relacionam com quase todos os processos da produção têxtil de uma forma geral, que vai desde o desenvolvimento de fibras têxteis e de outros materiais que são considerados matérias-primas, passam ainda por outras transformações tanto químicas, quanto físicas, envolvendo essa indústria e, ainda, atuam na comercialização, na assistência, e podem auxiliar, até mesmo, no próprio setor de marketing.

Exigência

Além da graduação completa no curso superior de Engenharia Têxtil, o profissional que quer atuar no mercado de trabalho precisa também de um registro no Crea – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Regulamentação

O que torna a profissão regulamentada é a lei de número 6.194, instaurada no dia 24 de dezembro em 1966. A lei teve ainda uma resolução em 1986.

Onde estudar?

Veja abaixo algumas instituições onde o curso de Engenharia Têxtil pode ser encontrado:


Veja também: