Tipos de inteligências: Lógico-matemática e linguística, musical e espacial

Perguntas e respostas sobre tipos de inteligências. Lógico-matemática e Linguística, corporal-cinestésica e Intrapessoal, entre outras. Como descubro meu tipo de inteligência?

» Página Inicial


O que é inteligência e quantos tipos existem?

A Inteligência desde o início da humanidade foi marcando a diferença entre os indivíduos. Segundo a antropologia, se não fosse a inteligência, o ser humano e a humanidade nunca teria evoluído ou mesmo sobrevivido até a atualidade. Segundo o dicionário, está definido como inteligência: Inteligência é um conjunto que forma todas as características intelectuais de um indivíduo, ou seja, a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar. A inteligência é uma das principais distinções entre o ser humano e os outros animais.

Tabuleiro de xadrez

Segundo um estudo de Howard Gardner, existem nove tipos de inteligência. Cada ser humano nasce com uma delas predominante porém, alguns ao longo da vida desprezam consciente ou inconscientemente esta inteligência e se dedica a aprender outro tipo de inteligência. Segundo o professor, as nove inteligências humanas são:

Lógico-matemática

É a capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações, discernindo as suas relações e princípios subjacentes. Essas pessoas costumam ter o raciocínio lógico mais apurado e rápido. Habilidade para raciocínio dedutivo e para solucionar problemas matemáticos. Cientistas geralmente possuem esta característica.

Linguística e naturalista

A inteligência linguística caracteriza-se por um domínio e gosto especial pelos idiomas e pelas palavras e por um desejo em explorar. Elas aprendem rapidamente qualquer outro idioma e escrevem melhor. É predominante em poetas, escritores, e linguistas.

Espacial

Expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual com precisão, permitindo transformar, modificar percepções e recriar experiências visuais até mesmo sem estímulos físicos. Eles planejam facilmente espaços, reformas, etc. Conseguem calcular com precisão os espaços. É predominante em arquitetos, artistas, escultores, cartógrafos, geógrafos, navegadores e jogadores de xadrez, por exemplo.

Corporal-cinestésica e existencial

Corporal-cinéstica pode ser considerada a maior capacidade de controlar e orquestrar movimentos do corpo. É predominante entre atores e aqueles que praticam a dança ou os esportes. Eles possuem muito equilíbrio corporal e desenvoltura. São pessoas mais alegres e ativas.

Já a existencial abrange a capacidade de refletir e ponderar sobre questões fundamentais da existência. Seria característica de líderes espirituais e de pensadores filosóficos. É uma inteligência que, permite a escrita de muitos livros e são pessoas que ao longo da vida adquirem muito conhecimento.

Pode uma pessoa possuir mais de um tipo?

Pode. Porém uma sempre será mais predominante. Um exemplo é uma pessoa que possua a inteligência Lógico-matemática que passa boa parte de sua vida estudando música. Ao longo de sua vida, dependendo de como forem seus estudos, ele passa a adquirir a inteligência Musical como uma inteligência secundária. Pode-se inclusive utilizar de uma inteligência para aguçar a outra.

No meu caso, ao fazer o teste, descobri que a minha inteligência predominante é a Intrapessoal porém, isso não me impede de ter grande facilidade com questões ligadas a Linguística.

Como descubro meu tipo de inteligência?

Para descobrir seu tipo de inteligência existem dezenas de testes na internet em que você responde perguntas relacionadas aos seus gostos, preferências, atitudes, etc.

Um dos testes mais confiáveis e mais acessados é este do link.

https://biosom.com.br/blog/curiosidades/teste-de-tipo-de-inteligencia/

 


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade