Faculdades e cursos a distância são reconhecidos pelo MEC
Veja neste artigo como saber se uma faculdade que oferece cursos a distância é reconhecida pelo MEC. Entenda a diferença entre credenciamento, autorização e reconhecimento.
Com o surgimento das faculdades a distância muita gente que havia parado de estudar voltaram as atividades estudantis. Boa parte dos alunos que matriculam em cursos superiores são aqueles que de alguma forma não tiveram a oportunidade no passado de fazer uma faculdade, seja pelos altos valores das mensalidades, seja pela falta de tempo ou mesmo pela falta de oferta em sua cidade ou região.
Então a modalidade EAD trouxe para muitos a oportunidade que não tiveram, mas muitas dúvidas ainda rondam a cabeça de quem deseja fazer um curso a distância, entre essas dúvidas uma que pode ser bastante comum é se as faculdades ou os cursos a distância são reconhecidos pelo MEC. Vamos entender bem essa questão que de fato é muito importante.
Lembrando que educação á distância não é para qualquer um,cada um tem uma forma de aprender, e para quem tem mais facilidade,tem um nível maior tanto na educação tanto na maturidade vai se dar bem em um curso á distância.
Credenciamento, autorização e reconhecimento
A primeira coisa a fazer é entender a diferença entre os termos credenciamento, autorização e reconhecimento e assim podermos responder com clareza a pergunta principal do artigo.
Credenciamento é aplicado a instituições de ensino que desejam oferecer cursos superiores no Brasil. O Ministério da Educação é responsável pelo credenciamento de faculdades, universidades e centros-universitários. Credenciar pode ser entendido com obter o sinal verde para funcionar como instituição superior.
Autorização é referente a cursos superiores e uma faculdade que deseja oferecer um curso superior qualquer precisa receber do MEC a autorização para tal
Reconhecimento é o processo que deve acontecer quando a primeira turma de um curso em uma faculdade atingir pelo menos a metade da carga horária do curso. Segundo o Ministério da Educação, se um curso não é reconhecido não significa que você não deva matricular nele ou que ele é ilegal, mas pode ser que seja a primeira turma em uma faculdade e ainda não atingiu os 50% da carga horária para que seja feito o revido reconhecimento.
As faculdades a distância são reconhecidos pelo MEC
Quando as pessoas fazem esta pergunta e entendido melhor os conceitos acima, talvez estejam perguntando na verdade se o MEC credenciou essas faculdades, autorizou esses cursos e os reconheceu! Se a pergunta for essa, as respostas serão as seguintes:
Sim, o MEC credenciou e continua credenciado muitas faculdades e universidades para atuarem na educação a distância. Isto é, a modalidade EAD é perfeitamente legal.
Sobre a autorização a resposta também é positiva, ou seja, os cursos que são oferecidos a distância são autorizados pelo Ministério da Educação e por fim eles podem ou não ser reconhecidos, veja a definição acima de reconhecimento. Contudo, como boa parte desses cursos já passaram da primeira turma é possível que boa parte deles já sejam reconhecidos.
Como saber se foram reconhecidos?
A melhor maneira de fazer isso é fazendo uma consulta no site do Ministério da Educação. Para isso, siga os passos abaixo:
Entre no site: https://emec.mec.gov.br
Selecione a aba Consulta Avançada e informe o nome do curso que deseja consultar. Não esqueça de marcar a modalidade a distância.
No resultado que aparecerá no final da página, veja em qual faculdade ou universidade deseja consultar e clique nela.
Na Janela que abrirá, escolha o curso que deseja consultar:
Agora vá até a opção Ato Regulatório. A autorização e reconhecimento devem constar ali. Consulte também as opções Processos E-MEC e Ocorrências.
O curso não pode ser reconhecido com uma média menos de três. Tem Universidades que já mostram na própria página se os cursos são realmente reconhecidos.
Tem Universidades que terá a opção dos alunos os demais conferirem as portarias,porque o reconhecimento é uma portaria lá no MEC.
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega
- Consciência negra, Zumbi dos Palmares e lei com feriado
- Continente asiático, australiano ou Oceania, países e características
- Cursos técnicos no Senac: Informática, Estética, TST, Saúde e outros
- Diferença entre romantismo e realismo, naturalismo, anarquismo e socialismo
- Diferenças entre República e Monarquia
- EJA em Governador Valadares e Ipatinga. Supletivo Fundamental e Médio
- Energias renováveis e não renováveis no Brasil e no mundo
- Faculdade, Curso de Odontologia e profissão de dentista
- Faculdade de Engenharia de Petróleo, áreas estudas e profissão
- Faculdade de Engenharia Têxtil. Onde estudar, profissão e outros
- Idade Média e períodos Feudalismo e Cultura Medieval
- Como usar a pontuação: parênteses, colchetes e travessão
- Pontuação. Função, importância e obrigação na língua portuguesa
- PR - Partido da República
- Supletivo em São Caetano do Sul e Barueri/SP. Supletivo EJA
- Supletivo em São Carlos, Araraquara e Matão. Escolas com EJA
- Tipos de biomas: Floresta Amazônica, caatinga, cerrado e pantanal
- Tipos de variáveis quantitativas, discretas e continuas
- Verbo defectivo: unipessoal, impessoal e pessoal
- Verbos: modo indicativo, subjuntivo, infinitivo