Educação a distância algumas considerações
Veja algumas considerações sobre a educação a distância como o fato de ser um modelo diferente do presencial, a autonomia e dedicação dos alunos e a oportunidade da EAD.
A educação a distância no Brasil ganha força na medida em que novos cursos e faculdades passam a optar pelo modelo, assim como novos alunos se inscrevem para cursos superiores em modalidade EAD em todo o país. No início havia muita desconfiança em relação a qualidade e ao futuro deste tipo de educação, mas os alunos se passaram e já está bastante consolidado no país. Contudo para que um aluno possa se dar bem em faculdades a distância, algumas considerações são necessárias.
Modelo diferente
A primeira consideração que precisa ser feito é que o modelo é diferente do presencial e portanto é de se esperar que as coisas não aconteçam da mesma forma. Insistir em comparar com a educação presencial pode não ser o melhor caminho nem obter as respostas desejadas. Estudar presencialmente é uma coisa, a distância é outra. Muda a relação do aluno com o professor, muda a percepção de aprendizado, muda a responsabilidade que o aluno precisa encarar a situação.
Autonomia
A autonomia é uma das principais características de um aluno que quer se dar bem na educação a distância, afinal a responsabilidade da aprendizagem passa a depender muito mais do aluno do que do professor. Ser autodidata não é necessariamente aprender sozinho, mas é ter autonomia no aprendizado onde o professor direciona, mas o aluno é que constrói o conhecimento.
Dedicação
Mas nenhuma autonomia sobrevive sem dedicação. É preciso pensar que estudar a distância tem o problema da concorrência da TV, internet, celular, amigos, família, trabalho e outras atividades. É preciso saber dosar o tempo e administrá-lo de forma adequada.
Foco
Autonomia, dedicação e foco. Esta é a triplica característica de um aluno que deseja fazer uma faculdade a distância. Essa consideração é muito importante pois uma coisa não poderá andar sozinha. Foco significa escolher o curso certo e colocar todos os esforços no aprendizado daquilo que escolheu.
Oportunidade
A última consideração que faço é que a educação a distância é sobretudo oportunidade. Acho boa parte do público dela é formado por pessoas que não tiveram oportunidade de estudar e que talvez nunca teria. Aliado a baixos valores de mensalidade, comodidade e uma vasta opção de cursos e faculdades, creio que esta é a oportunidade que muitos esperavam e portanto é bom aproveitar.
- Adjetivo derivado, equivalente e adverbial interrogativo
- Bolsa universidade: bolsa e financiamento para cursos Superiores
- Colégio Pedro II RJ e escolas com o nome Pedro II no Brasil
- Comparação de salário no Brasil com EUA, Alemanha e outros países
- Curso grátis de português e inglês online
- Curso superior é mais rápido ou curto e o mais barato
- Diferença entre rotação, translação e revolução
- O que foi a ditadura militar e Características dos Governos Militares
- Educação Superior nos Estados Unidos, Inglaterra, Portugal e Cuba
- Energia nuclear no Brasil: vantagens, desvantagens e resumo
- Independência do Brasil, dia do Fico e processo da independência
- Linguagem verbal e não verbal, oral e escrita. Com exemplos
- Matemática Financeira, HP 12c e Microsoft Excel
- O que é crédito pessoal ou empréstimo pessoal
- O que é planejamento urbano e quais as cidades planejadas no Brasil
- Ordem alfabética e cronológica e inversa
- Ponto de interrogação e exclamação, vírgula, ponto-e-vírgula e dois pontos
- Primeira Guerra Mundial. Causas, local, motivos e seu fim
- Seduc SP, MG, RJ e RS. Secretaria da educação dos estados
- Videoaulas de geografia e história. Aulas em vídeo do ensino fundamental