Lixo Eletrônico: O que é e onde descartar o lixo eletrônico

Veja os locais onde o lixo eletrônico como lâmpadas, baterias e outros periféricos eletrônicos poderá ser descartados. Veja o tempo de uso de celular, TV, impressora e outros.

» Página Inicial

O filme Wall-e (Wall Disney / Pixar) mostra a vida de um robô em um lixão. Não estamos vivendo a realidade mostrada no filme, mas o lixo eletrônico está mais próximo a você do que imagina, pois é encontrado em todos os equipamentos e produtos eletrônicos em geral, como o computador, o celular, a câmera digital entre outros que ao serem descartados causam grandes impactos no ecossistema do planeta. De acordo com dados que foram divulgados pelo Cempre - Compromisso Empresarial para Reciclagem, o lixo eletrônico gera de 2 a 4% de todo o impacto ambiental que afeta o planeta, isso formulado a partir de 20 a 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico que são descartados anualmente, o Brasil se encontra como o país que descarta a maior quantidade de lixo eletrônico por pessoa.

Tempo de vida dos eletrônicos

Para se ter uma ideia de como o descarte excessivo e inadequado de lixo eletroeletrônico é um grande problema para o meio ambiente e os seres vivos que nele habitam, saiba qual a duração em média que os consumidores permanecem com aparelhos eletrônicos adquiridos:

Após a vida útil esses equipamentos vão para o lixo e se não for tratado adequadamente causará danos ao meio ambiente. A reciclagem deste tipo de lixo passa necessariamente por alguns processos que consistem em: coleta; triagem dos produtos; separação, desmontagem e por fim a obtenção da matéria-prima.

Lixo eletrônico produzido por periféricos de informática

Onde reciclar

Para contribuir na retirada do excesso de lixo eletrônico do planeta e contribuir com o descarte correto destes grandes poluidores ambientais, veja algumas opções para o descarte:

E-Lixo Maps – https://www.e-lixo.org Navegue no mapa e confira onde encontrar um posto e arrecadamento de lixo eletrônico.

Central de Triagem de Lixo Eletrônico - www.coopermiti.com.br Administrado pela Coopermiti na cidade de São Paulo. No site há uma opção para o agendamento de retirada de lixo eletrônico.

Cempre - www.cempre.org.br/LocaisReciclagem.php Tem uma listagem de locais onde você poderá levar seu lixo eletrônico para que seja reciclado. O site permite ainda consultar por tipo de lixo, como baterias, lâmpadas e eletrônicos.

Como reciclar eletrônicos antigos

3 táticas inteligentes e responsáveis ​​para se livrar de laptops indesejados, telefones e muito mais

Adoramos nossos dispositivos - nossas TVs , laptops , tablets e, talvez, acima de tudo, nossos telefones celulares, aqueles milagres de computação de bolso. Na verdade, a Gartner, uma empresa de pesquisa de tecnologia, estimou que 1,5 bilhão de celulares foram comprados em 2017. Isso é cerca de um para cada cinco pessoas vivas.

Mas, a menos que eles sejam trocados por um novo dispositivo, cada um desses aparelhos chega ao fim de sua vida útil e se transforma em lixo eletrônico. E isso é um problema.

Infelizmente, os produtos eletrônicos também podem conter substâncias tóxicas, como chumbo, mercúrio e cádmio, que devem ser descartadas com cuidado. Até agora, 25 estados aprovaram leis exigindo que as pessoas reciclem eletrônicos antigos. Mas não importa onde você mora, existem métodos seguros para descartar lixo eletrônico.

Primeiro, certifique-se de apagar completamente todas as informações pessoais. Geralmente não é tão simples quanto excluir arquivos: veja como tirar todos os seus dados pessoais desses dispositivos. Uma vez feito isso, aqui estão suas opções.

1. Traga para o reciclador

Muitas cidades e municípios patrocinam dias de coleta para eletrônicos.

2. Doe

Provavelmente haverá uma instituição de caridade organização sem fins lucrativos que ficaria feliz em tirá-lo de suas mãos.

3. Leve-o para uma empresa de tecnologia

Muitos fabricantes e varejistas de produtos eletrônicos oferecem programas robustos de reciclagem.

Referência:

https://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/2452/lixo-eletr-nico.html


Veja também: