Continente americano e antártico

O que é o continente americano, quando ele foi descoberto e por quem? O que é o continente antártico? Quem governa a Antártida e que tipo de moradores existem lá? Veja nossa FAQ.

» Página Inicial


O que é o continente americano?

Com mais de 42 milhões de quilômetros quadrados, o continente americano é o segundo maior em termos de área e é está dividido em três partes ou em três américas, sendo a América do Norte, Central e do Sul.

Este continente está na parte ocidental do globo e ocupa tanto o hemisfério norte como o sul. O ponto mais ao sul pertence ao Chile na região de Punta Arenas e em terras argentinas na região da conhecida cidade de Ushuaia, a mais ao sul do continente. No oposto, ou seja, no extremo norte do continente ficam as terras geladas do território de Nunavut no Canadá.

Miami Estados Unidos

Quando ele foi descoberto e por quem?

Do ponto de vista europeu ou da civilização como a conhecemos, a América foi descoberta em 1492 pelo explorador italiano Cristóvão Colombo que desembarcou onde é hoje a América Central em 12 de outubro de 1492.

O Brasil seria descoberto 8 anos depois, em 1500, pelo explorador português Pedro Alvares de Cabral.

Quais as principais características dos povos americanos?

Bastante diversificada. Ao Norte temos os norte-americanos e os canadenses, sendo povos formados por imigrantes europeus, especialmente de ingleses, irlandeses, alemães, franceses, holandeses, escoceses, entre outros. Mas há também muitos de origens africanos e mais recentemente de asiáticos.

Na América Central e do Sul predomina os povos mistos, sendo formado por imigrantes europeus, com forte presença de espanhóis e portugueses, mas também de africanos e de povos nativos como índios e povos andinos, por exemplo.

Em termos linguísticos, o Brasil é o único país que tem o português como idioma oficial. Estados Unidos e Canadá tem o inglês como idioma oficial, sendo que o Canadá é uma nação bilíngue que incorpora também o francês como idioma oficial. E assim como o Canadá, há também a Guiana Francesa, que faz divisa com o Brasil, que também fala francês, além do Haiti.

O idioma inglês é usado ainda é usado na Guiana, Jamaica, Porto Rico, Trindade e Tobago e outras ilhas do Caribe.

O Suriname tem o holandês como idioma oficial.

O restante dos países tem o espanhol como idioma oficial.

O que é o continente antártico?

Antártida

A Antártida ou continente antártico é conhecido por ser absolutamente gelado e ele é na prática um monstro de gelo que fica no extremo sul do planeta. Apesar de gelado ele é muito seco e no inverno o continente aumenta de tamanho devido a forte presença de gelo que cobre cerca de 98% do território. Lembrando que o polo sul está localizado bem próximo do centro deste continente.

Quem governa a Antártida e que tipo de moradores existem lá?

O continente antártico não tem governo próprio nem é governado por nação alguma da terra. Pelo menos por enquanto ele permanece neutro e é considerado um território internacional com a presença de bases de pesquisa de vários países, incluindo o Brasil. Os moradores de lá são na verdade cientistas e pesquisadores que trabalham nessas bases por longos períodos ou por explorações limitadas.

Já houve alguns países que reivindicaram partes do continente, mas em 1959 foi assinado o Tratado da Antártida para por fim a tais reinvindicações.

Para que serve a Antártida?

Ela é muito usada para pesquisa e diversos tipos de estudos. Por esse motivo, diversos países mantem bases neste continente onde há uma pequena quantidade de pessoas que moram lá para promover estudos e pesquisas. Certamente muitas dessas pesquisas é sobre o clima.

Para o Brasil a Antártica tem um papel importante na regulação do clima, um exemplo disso ocorre com o ar polar que desprende deste continente e ruma no sentido do equador. Esse ar polar provoca quedas bruscas de temperaturas no sul e sudeste do Brasil, sendo sentido com mais intensidade nos meses do outono e inverno.


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade