Importância do livro e de ler bons livros

Qual é a importância do livro para nossa vida que benefícios bons livros podem trazer para seus leitores veja a seguir estes argumentos e uma lista de bons livros para sua leitura.

» Página Inicial

O livro é uma das maiores invenções que o homem tem acesso, por meio do livro são transmitidos conhecimentos, culturas de diversos povos e a história do homem não só é preservada como também transmitida de geração para geração. A importância do livro é indiscutível e neste artigo veremos a importância de ler bons livros.

Conhecimento

Bons livros transmitem conhecimento ou saberes. O conhecimento humano deve muito aos livros que permitiu que uma geração mostrasse a geração futura o que ela aprendeu, seus testes, pesquisas e resultados bem sucedidos de trabalhos feitos por homens de sua época. Quando lemos bons livros estamos nós interagindo e abstraindo o conhecimento de outras pessoas sobre os mais diversos assuntos.

Maravilhosa Graça livro

 Maravilhosa Graça, o melhor livro que li depois da Bíblia.

Embora não seja única forma de obter conhecimento, creio que o livro é um dos caminhos mais importantes neste assunto. Primeiro que ele é preparado de uma maneira a levar um conteúdo que tem começo, meio e fim. Isto é importante pois temos condições de ter uma visão ampla sobre o assunto proposto. Com isso, não se trata de um conhecimento parcial ou incompleto, mas focado dentro de um tema específico que se espera que o livro trate de maneira profunda. Esse tipo de conhecimento é muito importante.

Senso crítico

Bons livros nos ajuda a desenvolver o nosso senso crítico, isto é, a capacidade de ler e interpretar cenários a nossa volta e ao mesmo tempo nos posicionar de maneira efetiva e contundente quer a favor, quer contra ou ainda com uma postura neutra. Quando criticamos algo precisamos fazer baseado em parâmetros concretos e precisamos demonstrar não só o conhecimento de causa, mas capacidade de discernir entre o simples e o complexo, o trivial e o inovador e assim por diante.

Neste sentido, temos acesso a novas palavras, conceitos e ideias que talvez não conhecêssemos antes. Ao descobrir o novo, expandimos a nossa capacidade de compreensão e de análise que invariavelmente nos ajudará em algum ponto no futuro.

Assim, uma pessoa que lê muito pouco, acaba ficando sem muito argumento quando precisar fazer uma sustentação de alguma ideia ou de algum ponto de vista que pretenda defender.

Cultura

A importância de lermos bons livros é que eles transmitem cultura, pois pessoas que leem pouco tende a ter pouca cultura. Por cultura entenda: estilos de vida, arte, modos de pensar e relacionar-se dentro de uma sociedade ou com outros povos. Através da leitura podemos conhecer detalhes surpreendentes do mundo ao nosso redor.

Temos que entender que cultura é algo bastante amplo, com isso não dá para limitar em um ponto específico. Os bons livros são formas de retratarem bem essa cultura e quando você tem uma boa variedade de livros, esses permitem ajudar a captar ideias, comportamentos, crenças e outras características comuns de uma cultura em particular.

Melhora a escrita

Outra grande contribuição que o livro pode dar a uma pessoa é ajudá-lo a desenvolver a escrita ou a redação. Pessoas que leem pouco tendem a escrever mal. Quando escrevemos nós estamos reproduzindo de uma maneira direta ou indireta aquilo que sabemos, como sabemos, e que argumentos usaremos para apresentar este conhecimento. O hábito da leitura de livros poderá nos ajudar a desenvolver nossos argumentos, palavras, uso do idioma, entre outros recursos tão importantes para o desenvolvimento de uma redação aceitável.

Não é à toa que as escolas estimulam os alunos a ler bons livros, pois isso invariavelmente melhorará a escrita de cada um. Isto acontece porque quando escrevemos, dependemos do nosso vocabulário e de como o usamos para construir frases e criar argumentação. Para isso o exercício da leitura nos permitirá expandir nosso vocabulário e melhorar nossa capacidade de argumentação.

Prazer

Por fim concluímos que a leitura também é prazerosa especialmente quando escolhemos bons livros para ler, o prazer da leitura está no fato de que muitos livros nos leva a viver a história ou local sobre o qual o livro foi escrito. Não é simplesmente uma leitura, mas é um convite a uma viagem junto com o autor. Naturalmente que bons autores fazer isso e levam de fato seus leitores a viver aquilo ou pelo menos parte daquilo que ele mesmo viveu.

Alguns exemplos de bos livros

As 100 Maiores Invenções da História

As 100 maiores invenções da história

Este livro traz uma classificação daquilo que o autor entende ser as 100 maiores invenções da história, feita em uma classificação cronológica. É muito interessante observar a lista, como essas invenções aconteceram e com isso analisar o grande impacto que elas tiveram na em quase todas as sociedades do mundo.

Bíblia sagrada

Bíblia Sagrada

A Bíblia sagrada é o livro mais impresso, mais vendido e certamente o mais lindo de toda a história humana. Isto acontece porque é um livro que traz a revelação de Deus para o homem e por isso ele é tão importante. Além disso, por ter sido escrito em um período de aproximadamente 1600 anos, ele retrata a cultura de uma época muito distante da nossa, que nos traz compreensão dos primórdios da humanidade e de como este mundo se findará.

Para que serve Deus

Para que serve Deus

Este livro relata histórias de lugares como a China, onde a igreja está crescendo espetacularmente apesar de um governo ateu; como o Oriente Médio, onde a outrora vijacente igreja da região central agora mal sobrevive; e como a África do Sul, onde uma igreja multicolorida junta os cacos de seu passado racista. Nos Estados Unidos, o autor visitou não apenas Virgínia Tech e uma convenção de prostitutas, mas também um grupo de alcoólicos anônimos de Chicago e dois locais do cinturão bíblico do sul.

O livro está divido em dez histórias comoventes e mostra como cristãos e a fé cristã faz tanta diferença em várias partes do mundo e em situações dramáticas e aparentemente sem esperança.

Gostaria de recomendar alguns livros que tenho em minha biblioteca e que publiquei uma pequena resenha sobre cada um deles no blog evangelização que também é de minha autoria.


 
Veja também: