Clima brasileiro, frio e quente, equatorial e tropical

Como o clima é classificado e quais são climas brasileiros? O Brasil é considerado um país quente ou frio? O que é o clima equatorial e tropical. Veja a nossa FAQ com as respostas.

» Página Inicial

O clima sempre é um fator importante para o homem, animais e plantas. Todos de alguma forma são afetados por ele e a busca por melhores climas ou aqueles que oferecem melhores condições de vida e sustento tem sido uma busca ao longo de toda a história.

Clima quente favorece a agricultura e portanto ele é muito importante para a produção. clima frio é propício para diversas atividades, embora os extremos sempre são evitados.

Veremos abaixo como o Brasil está situado em relação ao clima.

Como o clima é classificado?

A maneira mais comum de classificar o clima é através da classificação climática de Köppen-Geiger, mais conhecida por classificação climática de Köppen. Ela é o sistema de classificação global dos tipos climáticos mais utilizada em geografia, climatologia e ecologia. A classificação foi proposta em 1900 pelo climatologista russo Wladimir Köppen. Essa classificação propõe inicialmente cinco grandes climas, sendo: tropical, árido, temperado, continental e glacial. A partir daí é possível fazer subdivisões.

Quais são climas brasileiros?

Praia nordeste

De acordo com a classificação de climática de Köppen, o Brasil tem os climas tropical, semiárido, equatorial, tropical de altitude, tropical úmido ou atlântico e subtropical.

O Brasil é considerado um país quente ou frio?

Por ser um país com dimensões continentais, o Brasil apresenta variação do clima nas diversas regiões do país. Em sua maioria, pode ser considerado quente, especialmente nas regiões norte, nordeste e centro-oeste. No sul e sudeste as temperaturas são mais amenas, chegando a ser bem frio no outono e inverno, especialmente no sul do país.

Mas é preciso levar em conta outras variantes que podem apresentar diferenças climáticas, como a questão da altitude. Um bom exemplo é a região do sul de minas e parte do estado de São Paulo e Rio de Janeiro onde está a Serra da Mantiqueira. Nesse local o clima é geralmente bem mais frio, alguns bons exemplos são as cidades de Campos do Jordão em São Paulo e o distrito de Monte Verde em Minas Gerais, conhecidas notadamente por seu clima ameno no verão é muito frio no inverno.

Um detalhe muito importante em relação à temperatura é a altitude, pois sabemos que a cada 150 metros acima do nível do mar, em média a temperatura cai 1º (um grau celsius), logo, cidades com altas altitudes, como é o caso de Campos do Jordão que está a 1628 metros acima do nível do mar tende a apresentar uma temperatura muito mais baixa do que Santos, por exemplo que está no nível do mar.

O que é o clima equatorial?

O clima equatorial ocorre predominantemente na região amazônica com temperaturas bem altas, com médias entre 25º e 27º, forte presença de chuva praticamente o ano todo e com amplitude térmica bastante reduzida, isto é, a diferença entre a mínima e a máxima durante um dia.

Veja aqui imagens sobre clima equatorial

O que é o clima tropical?

O clima tropical está presente em boa parte do país, especialmente na região central. As temperaturas também são elevadas e uma característica muito forte é que as estações são bem definidas, com verão quente e úmido e inverno ameno e seco.

Veja aqui imagens sobre clima tropical

O que é clima subtropical

Corresponde a região que está abaixo do trópico de Capricórnio e no Brasil este trópico corta parte do estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul, desta forma a parte sul desses estados, bem como os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul fazem parte deste clima.

Com informações de Wikipédia


 
Veja também: