Curso Superior de Biologia – Bacharelado, Licenciatura e Especialização

Conheça neste artigo as principais informações sobre o Curso Superior de Biologia nas modalidades de Bacharelado, Licenciatura e Especialização. Com vídeo da UNESP. [30|Biologia]

» Página Inicial

Na hora de escolher qual carreira seguir na vida profissional, muitos estudantes optam pela escolha de cursos que tenham a ver com suas preferências e, também, gostos. Esse é, inclusive, o caminho orientado para os jovens, e é por isso que muitas pessoas fascinadas pela natureza, fauna, flora e todo o tipo de vida optam pelo curso de Biologia. Mas você sabe como é o curso?

Sobre o Curso de Biologia

O estudo da Biologia está focado em analisar e estudar todos os seres vivos, a fim de conhecer suas características, formas de vida, interação social e, também, papel na cadeia alimentar e no meio ambiente. Além disso, são os biólogos que identificam como esses seres evoluem e se eles podem melhorar nossa qualidade de vida.

Mas o que muita gente não sabe é que o curso de biologia engloba também matérias de outras áreas, como matemática, estatística e, até mesmo, física - fora as já conhecidas e esperadas aulas de botânica, zoologia e genética.

Licenciatura e bacharelado

As diferenças entre o curso superior de biologia para licenciatura ou bacharelado estão, na verdade, em seu enfoque. Quem faz o curso para Bacharelado terá aulas com um enfoque maior na parte científica, o que prepara o aluno para se tornar um pesquisador. Já quem faz licenciatura, tem um enfoque maior na área pedagógica, e tem como principal objetivo se tornar professor de biologia.

Veja abaixo um vídeo produzido pela UNESP – Universidade Estadual Paulista sobre o curso de biologia. A UNESP é uma das grandes referências no Brasil neste curso que é oferecido nos Campus de Assis, Bauru, Botucatu, Ilha Solteira, Jaboticabal, Rio Claro, São José do Rio Preto e São Vicente.

O profissional de biologia

O profissional que se forma nessa área tem, portanto, uma ampla área de atuação profissional, e pode trabalhar, por exemplo, no campo de pesquisa genética, na área de preservação ambiental ou, até mesmo, no desenvolvimento de técnicas biológicas na medicina. Além disso, ele pode também trabalhar em zoológicos, aquários e parques ou, até mesmo, se tornar um professor universitário, do ensino médio, ou realizar mestrado e doutorado na área.

Pós-graduação

Ainda tem mais, é possível realizar cursos de especialização e se tornar perito em microbiologia, biomedicina, gerenciamento costeiro, engenharia genética, engenharia biomédica e biotecnologia. Com isso, o biólogo pode se tornar um pesquisar de células tronco ou um especialista em terrenos e solos marítimos, atuando diretamente na preservação de diferentes habitats.

A carreira é regulamentada há mais de 75 anos, e os profissionais contam com o Conselho Federal de Biologia.

Onde estudar biologia?

Veja a relação abaixo que mostra as principais faculdades e universidades que oferecem o curso e que tiveram melhor avaliação no conceito do MEC:


Veja também: