Diferença entre exército, marinha e aeronáutica

Veja as diferenças entre exército, marinha e aeronáutica, conceitos das instituições de segurança nacional, na defesa do país e no auxílio em conflitos. Saiba um pouco mais sobre o exército, marinha e aeronáutica.

» Página Inicial

Na maioria dos países as forças armadas estão compostas pelo exercito, a marinha e a força aérea, instituições organizadas que tem como objetivo principal a defesa da nação ante qualquer tipo de ameaça possível de inimigos externos e/ou internos ao território nacional. Além disso, as forças armadas participam em missões de paz em outros países junto as Nações Unidas, programas educativos, construtivos, e de investigação dentro do território nacional. No Brasil essas instituições estão a cargo do Ministério de Defesa.

Nesse post marquei as diferenças entre exército, marinha e aeronáutica, conceitos que estão em parte e/ou totalmente relacionados as forças armadas e outras atividades.

Exército

O exército como já vimos é uma das principais instituições que compõem as forças armadas. O exército trabalha na proteção e defesa do país em operações terrestres. No ambiente interno é responsável de garantir o cumprimento da lei, dos poderes constitucionais e da ordem interna.

exército é a parte de um país militar que luta no chão. As pessoas no exército são chamadas de soldados. Muitos exércitos modernos têm veículos como tanques, aviões e helicópteros para ajudar os soldados a lutar no chão. Um soldado pode ser um voluntário (alguém que se junta a algo porque quer), ou pode ser forçado pelo governo a se juntar ao exército. Os exércitos recrutados são grandes, mas muitas vezes carecem de confiança e qualidade: pode ser muito difícil forçar alguém a arriscar sua vida contra sua vontade. Às vezes, quando o exército de um país está ocupado em lugares diferentes e não há soldados suficientes para fazer mais, um país pode contratar civis para fazer alguns dos trabalhos do exército, como proteger edifícios e pessoas importantes e comboios de caminhões que viajam de um lugar para outro. outro. Normalmente, eles contratam veteranos que eram membros do exército antes de sair e trabalhar em outro lugar.

Marinha

Navio marinha brasileira

A marinha está composta por diferentes organizações que administram atividades marítimas específicas e operam com equipamentos, infraestrutura, pessoal capacitado e principalmente embarcações de diferentes tipos. A marinha se subdivide em marinha de guerra, mercante, de comércio, pesca e recreio.

A marinha de guerra é uma das instituições que compõem as forças armadas. Responsável pela execução das operações navais no país, manutenção de embarcações e colaboração em missões específicas durante os períodos de paz.

A marinha de guerra colabora e complementa em ocasiões as missões do exército e da força aérea, por exemplo, com o transporte de aeronaves e tropas. A marinha brasileira é uma das dez forças armadas do mundo em operar um porta aviões, o NAe São Paulo.

Normalmente, uma implantação da Marinha consiste em vários navios viajando juntos para e de regiões específicas

A Marinha do Brasil é um dos ramos das Forças Armadas do Brasil que cuida e conduz as operações navais. É considerada a maior da América do Sul e da América Latina.

É importante mencionar que a Marinha do Brasil esteve envolvida na guerra da independência do Brasil e do domínio português. Já em 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul.

Aeronáutica

helicóptero auronautica avião

A aeronáutica é a atividade que organiza, controla e regula a locomoção de aeronaves no espaço aéreo. No Brasil a aeronáutica se associa geralmente a Força Aérea. A aeronáutica militar refere a operação de aeronaves militares, já aeronáutica civil refere ao uso de aeronaves privadas e comerciais. Se pensarmos na força aérea, esta significa uma importante área da aeronáutica no Brasil, já que o país possui o maior contingente em aeronaves, tecnologia e pessoal capacitado de América Latina no momento.

Em termos das forças armadas, as diferenças entre as três instituições se destacam principalmente em quanto a:

A aeronáutica é considerada a atividade e o estudo da locomoção aérea dentro da atmosfera terrestre, incluindo os meios que são utilizados para esse fim. Toda a locomoção feita fora da atmosfera terrestre, passa a fazer parte do âmbito da Aeronáutica. No nosso país, a Aeronáutica pode ser designada também como Força Aérea.

A Aeronáutica abrange dois ramos principais:

A chamada Força Aérea Brasileira (FAB) pode ser mencionada em 1908, ainda na aero estação militar, no centro onde se abrigavam balões de reconhecimento.

Os primeiros voos das aeronaves foram em 1910, onde o país não tinha qualquer infraestrutura para organizar e registrar os primeiros aviadores da época – razão pela qual os pilotos brasileiros tinham que conseguir a licença para voar na França.

Em 14 de outubro de 1911, foi criado o Aeroclube Brasileiro, contando com a participação de civis e militares – a fim de arrecadar fundos para comprar o material de ensino da pilotagem, aviões para o exército e etc.

A principal missão da FAB é a de “ manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da pátria”.

É importante conhecermos as diferenças e aplicações das Forças Aéreas, Marinhas e do Exército Brasileiro, pois são eles que lutam pelo país, defendendo as fronteiras, os civis e os interesses dos governantes brasileiros.

Toda a história do Brasil até hoje, possui marcas profundas e relevantes desses guerreiros que lutaram e lutam pelo país, enquanto os cidadãos brasileiros estão protegidos em casa.

Garantir a segurança e o futuro da nação, também são metas desses poderes de defesa do Brasil, que devem trabalhar constantemente e juntamente com o governo brasileiro.

Nas escolas e instituições de ensino, é ensinada a importância e um pouco da história deles para o nosso país aos alunos, fazendo-os crescer com patriotismo e boas referências de bravura e persistência.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Marinha

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aeron%C3%A1utica

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega


Veja também: