Consequências da poluição: chuvas ácidas, efeito estufa, entre outros
Surdez, alterações nas taxas de natalidade e mortalidade de populações, morte de rios e lagos, chuvas ácidas, inversão térmica, entre outras consequências
São muitas as consequências que são geradas pela poluição, o aumento da poluição, muitas vezes causadas por ações humanas, gera grande preocupação por suas consequências causar grandes danos à natureza e também ao homem. Todos os dias nos pegamos reclamando do elevado grau na temperatura, ou da grande quantidade de chuva em pouco tempo, esses são alguns exemplos resultantes das consequências que a poluição nos traz. Uma grande preocupação quanto à poluição, é o efeito estufa, que a cada dia que passa ele vem se agravando mais e mais, causando aumento na temperatura do planeta, além de o ecossistema sofrer grandes mudanças, as quais ameaçam o planeta a se deteriorar aos poucos.
Estudos da Comissão Mundial de Água e de outros organismos internacionais demonstram que cerca de 3 bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias. Um milhão não tem acesso à água potável, outra grande consequência pelo auto índice de poluição, que devido aos graves problemas, muitas cidades estão ficando expostas à diversas doenças que prejudicam a saúde da população, exemplos como diarreia, esquistossomose, hepatite e febre tifoide, doenças que segundo pesquisas constatada, matam mais de 5 milhões de pessoas por ano, quantidade de doentes que ultrapassam o porte de abrigo dos sistemas de saúde dos países.
O ar, outro fator indispensável à sobrevivência dos seres humanos, como também de todo e qualquer ser vivo, está sendo comprometido principalmente devido a grande frota de veículos automotores, assim como as indústrias, que acabam liberando diversos poluentes na atmosferas, estando entre eles o monóxido de carbono (CO), dióxido de enxofre (SO2), ozônio (O3), óxido de nitrogênio (NOX), hidrocarbonetos (HC), que ao se misturarem com o oxigênio (o ar), gera a produção de gases totalmente prejudicial ao bem estar da pessoas, causando grandes e consideráveis danos na saúde.
São muitas as consequências gerada pelo auto índice de poluição, danos na atmosfera, problemas ambientais, deficiência sanitária, além de que todas essas consequências faz com que outras maiores seja desencadeadas, afetando não apenas a toda população, como também o planeta todo. As principais consequências da poluição são as que seguem:
- Problemas neuropsíquicos e surdez;
- alterações drásticas nas taxas de natalidade e mortalidade de populações, gerando impactos na cadeia trófica;
- morte de rios e lagos;
- efeito estufa;
- morte por asfixia;
- destruição da camada de ozônio;
- chuvas ácidas e destruição de monumentos e acidificação do solo e da água;
- inversão térmica;
- mutações genéticas;
- necrose de tecidos;
- propagação de doenças infecciosas
Causas da chuva ácida
A vegetação podre e os vulcões em erupção liberam algumas substâncias químicas que podem causar chuva ácida, mas a maioria das chuvas ácidas é um produto das atividades humanas. As maiores fontes são usinas de energia a carvão,fábricas e automóveis.
Quando os seres humanos queimam combustíveis fósseis,o dióxido de enxofre (SO 2) e os óxidos de nitrogênio (NO x ) são liberados na atmosfera. Esses poluentes do ar reagem com a água, o oxigênio e outras substâncias para formar ácido sulfúrico e nítrico no ar. Os ventos podem espalhar esses compostos ácidos pela atmosfera e por centenas de quilômetros. Quando a chuva ácida atinge a Terra, ela flui pela superfície na água de escoamento, entra nos sistemas de água e afunda no solo.
Efeitos da chuva ácida
O dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio não são gases de efeito estufa primários que contribuem para o aquecimento global , um dos principais efeitos das mudanças climáticas;De fato, o dióxido de enxofre tem um efeito de resfriamento na atmosfera. Mas os óxidos de nitrogênio contribuem para a formação de ozônio no nível do solo, um importante poluente que pode ser prejudicial às pessoas. Ambos os gases causam preocupações ambientais e de saúde porque podem se espalhar facilmente através da poluição do ar e da chuva ácida.
Como proteger o meio ambiente
Pequenas ações diárias podem fazer a diferença entre preservar o meio ambiente e garantir que as futuras gerações tenham acesso a uma natureza minimamente preservada.
- 1-Evitar ao máximo desperdiçar água, principalmente no banho e em atividades simples como escovar os dentes, lavar louça, cozinhar e fazer a limpeza da casa.
- 2-O mesmo vale para a economia de energia: quanto mais se obter a consciência da preservação, mais o futuro estará garantido.
- 3-Diminuir o consumo de produtos, evitando assim o desperdício.
- 4-Fazer a separação do lixo reciclável.
- 5-Evitar usar muito o carro. Além de fazer uma boa caminhada a pé, promovendo a saúde do corpo, evitará também a emissão em excesso de gás carbônico na atmosfera.
- 6-Que tal reaproveitar itens que antes iriam para o lixo, dando-lhes uma nova funcionalidade?
- 7-Preferir comprar e usar produtos biodegradáveis, que não agridem o meio ambiente e se decompõem mais rápido.
- 8-Conscientizar as crianças a cuidarem do meio ambiente desde cedo, reforçando esse hábito por toda a vida.
- 9-Não cortar nem podar árvores sem a autorização de órgãos ambientais.
- 10-Não colocar fogo em áreas abertas de vegetação.
- 11-A abertura de poços artesianos deve ser feito mediante autorização.
- 12-Não se deve criar peixes sem licença, respeitando também o período onde a pesca é proibida.
- 13-Não jogar lixo no chão.
- 14-Não maltratar os animais domésticos e silvestres, tampouco tentar criar um animal silvestre sem autorização.
- 15-Descartar de forma consciente o óleo de cozinha e óleos lubrificantes de máquinas e veículos.
- 16-Cuidar do ambiente ao seu redor, evitando jogar lixo ou acumular itens.
- 18-Adotar uma rotina mais minimalista, consumindo o mínimo possível principalmente produtos que não podem ser reutilizados. O planeta agradece e o bolso também!
O que pode ser feito?
A única maneira de combater a chuva ácida é restringindo a liberação dos poluentes que a causam. Isso significa queimar menos combustíveis fósseis e estabelecer padrões de qualidade do ar
Qual sua dica para que seja alterado o grau das consequências trazidas pela poluição, ou se você mesmo é capaz de fazer alguma mudança?
Fontes úteis:
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua7.php
https://campus.fct.unl.pt/afr/ipa_0102/grupo0165_ar/cons.htm
Por Redação, Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega e G Produções Editoriais
- A democracia do conhecimento nas novas formas de ensino
- Adjetivos verbal, valorativo e primitivo
- Classificações dos veículos segundo o Código de Trânsito Brasileiro
- Diferença entre How Many e How Much, Going To e Will
- Diferença entre Our e Ours, Some e Any
- Diferença entre Tempo e Clima, Temperatura e Calor
- Diferença entre this e that, these e those, there is e there are
- Educação a distância: Vantagens e benefícios
- Ateneu Santista, Londrina, Messejana e colégios em mais cidades
- Escolas Supletivo em Maceió e Arapiraca – EJA em Alagoas
- Faculdade de Engenharia Geológica. Mercado e onde estudar
- Fases da lua. Nova, minguante, crescente e cheia
- O que é literatura? Escolas literárias: Trovadorismo, Barroco e Romantismo
- O que é internet e as redes de computadores
- O que são combustíveis: fósseis e não-fósseis
- Quais as funções de prefeito e vereadores
- Supletivo em São Luís/MA em Escolas da Rede Públicas e Privada
- Supletivo em Uberlândia, Uberaba e Montes Claros. Escolas com Supletivo
- Supletivo rápido SP, RJ, DF. A distância gratuito
- Tipos de vias: locais, coletora, arterial e trânsito rápido.