Diferença entre Narração e Dissertação, Coesão e Coerência

Veja estas importantes dicas sobre as diferenças entre um texto narrativo e dissertativo e também o que significa e as diferenças entre coesão e coerência.

» Página Inicial

Narração

Narrar é contar uma história real ou irreal. Esta ação  deve envolver personagens no tempo e no espaço. A novela, o romance e o conto são exemplos de narrativas. Dependendo da narrativa, o texto poderá ser longo(no caso de novela) ou curto(conto). São elementos básicos da narração: enredo(ação), personagem, tempo e espaço. Uma personagem assume no texto um perfil  físico e ou psicológico, conforme o autor permite. Um protagonista linear tem muito em haver com sua conduta; seu caráter: pode ser nobre, corajoso, sedutor, romântico, seus atos de bem com a narrativa e o porte físico geralmente atlético e de boa aparência. Já o vilão aparece com as seguintes características : hostil, cínico, mentiroso, oportunista  e mau-caráter. O personagem complicado é aquele que  é imprevisível nos seus atos de ação e atitudes pois ele é bastante contraditório.

Narração é um texto em que o autor relata um fato ou acontecimento de maneira a torná-lo mais que uma simples informação, e sim uma redação atrativa com dimensões espaciais e temporais, os fatos sendo narrados em lugares determinados, com tempo no presente, passado ou futuro. Também deve haver a presença de personagens com suas ações sendo narradas. É construída uma ação envolvendo os diversos papéis, constrói-se uma trama envolvida em conflitos. Pode ser feita pelo narrador-personagem (faz parte na história) ou pelo narrador-observador. (Conta a história como se estivesse assistindo toda a trama).Deve haver o clímax, um momento em que o trecho se torna dinâmico e empolgante, os fatos em rumo ao desenlace de toda a trama narrada. O desenlace como o próprio nome diz resolve e esclarece todos os conflitos antes narrados.

Para não se esquecer de nenhum elemento necessário para uma boa narração, é necessário ter em mente as seguintes perguntas:

Dissertação

A dissertação é um tipo de texto que transmite o ponto de vista do autor. Para fazer um bom texto, a pessoa deve dominar o conhecimento sobre o tema e a capacidade de planejamento do mesmo. A estrutura de um texto dissertativo-argumentativo possui quatro etapas básicas: Contextualização do tema, Apresentar o posicionamento, argumentação e conclusão. Para se fazer uma boa dissertação deve-se ter conhecimento sobre o tema. Outra dica importante é estudar muito, ler e refletir bastante sobre o assunto pedido. Como podemos melhorar nossa dissertação? Através dos seguintes itens: ficar por dentro das atualidades, manter o texto em um caráter mais objetivo, praticar bastante a escrita, reler várias vezes o texto antes de passar a limpo e estar atento à grafia, concordância, enfim, a gramática da Língua Portuguesa. Alguns tipos de redação cobrados nos vestibulares são: carta, narrativo, descritivo e lógico o dissertativo.

Com o desenvolvimento da escrita na sociedade, a forma de narração não se mostrava eficiente para desempenhar seu papel, por isso foi surgindo uma nova maneira de expressar os pensamentos, observar e analisá-los. A este novo jeito de escrever deu-se o nome de dissertação. Deste modo, dissertar é uma maneira de expor um assunto, analisando e explicando os aspectos e as circunstâncias que envolvem a trama. Expõe uma suposição sobre determinado assunto e procura comprová-lo sob argumentação. Para elaborar uma dissertação pode-se fazer perguntas e procurar respondê-las durante a produção do texto:

A Dissertação é a forma mais pedida de um texto hoje em dia em vestibulares, provas e concursos de seleção . Para que a pessoa possa ter um excelente texto precisa em primeiro lugar gostar de ler e estar sempre por dentro dos assuntos da atualidade . A Dissertação apresenta-se em três formas distintas: a) Introdução - nesta parte é apresentado a ideia e o assunto que será desenvolvido no trabalho; b)Desenvolvimento - exposição das ideias ; poderá ser dois argumentos positivos e/ou um argumento positivo e outro negativo, sempre embasado em conceitos e ideias: c) Conclusão - por último vem a conclusão que é o fechamento do(s) assunto(s) exposto no desenvolvimento com um resumo justificado e avaliação final.

Diferença entre coesão e coerência

Quando um texto tem muitas palavras repetitivas, ou uma ideia não acompanha a outra, ocorre a falta da coesão e da coerência.

Coesão corresponde às articulações gramaticais entre as palavras, frases e orações, garantindo a seqüência e continuidade dos assuntos. Num texto com coesão, as palavras não ficam soltas, pelo contrário, uma está ligada a outra dando sentido às frases. Quando há falta de coesão num texto percebe-se a repetição de palavras, deixando o texto cansativo e sem atração.

Coerência corresponde à relação lógica das idéias, argumentações de um texto garantindo a continuidade do assunto sem apresentar contradições, garantindo o sentido do texto. Quando há coerência num texto, percebe-se uma lógica, o assunto escolhido é esmiuçado, sem distorções e fica bem explicado ao leitor.

FONTES:

https://www.mundovestibular.com.br/articles/1416/1/O-QUE-E-DISSERTACAO/Paacutegina1.html

https://www.mundovestibular.com.br/articles/4202/1/NARRACAO---TEORIAS-E-TEXTOS/Paacutegina1.html

brasilescola.uol.com.br/redacao/dissertacao.htm

Por Redação e Telmo Falk


Veja também: