Tipos de mares. Mar aberto, fechado, interior e oceano

Perguntas e respostas sobre tipos de mares, como o aberto, interior e fechado. Qual a diferença entre mar e oceano? E as águas geladas nos polos.

» Página Inicial

Mar é um trecho de água salgada cercado por terra total ou parcialmente. Ele precede as águas oceânicas, que são definidas por serem corpos contínuos de água. Ou seja, o mar é uma extensão do oceano, quase dentro do continente.

Apesar de na prática ser o mesmo corpo de água, é comum fazer diferenciação em termos geográficos para fins de identificação e pelo fato de terem características diferentes.

Os mares são todos iguais?

Não. Existem diferentes tipos de mares, eles podem ser: aberto, interior e fechado. Quase todos fazem parte dos Oceanos, por conta dos acidentes geográficos que formaram o mundo como conhecemos hoje.

Esta classificação se dá pelas características geográficas que cada um deles apresentam, sua localização e a relação que eles tem com o oceano e o continente. Veja abaixo os exemplos de cada um deles:

Tipos de mares

Mar aberto

O mar aberto é o que tem ligação direta com o oceano, possuindo apenas uma porção de terra. Um exemplo disso é o Mar do Norte, que fica na costa da Noruega e da Dinamarca, e possui ligação com o oceano Atlântico.

Esse tipo normalmente são formados por grandes extensões de água e tem sua relação direta com o continente também, formando uma junção.

Mar fechado

O mar fechado é uma porção de água salgada que não tem nenhuma ligação com oceanos. Eles são considerados grandes lagos. Alguns exemplos deste tipo são o mar Morto, que banha a Jordânia e Israel e é utilizado para a extração de sal; e o mar Cáspio, que é o maior mar fechado da Terra e banha a Rússia, Azerbaijão, Irã, Turcomenistão e Cazaquistão.

Ele se difere dos lagos de água doce, pois ele é composto de água salgada e aqui está a diferença dele para os lagos naturais e artificiais que são formados pelo represamento de rios, por exemplo.

Mar interior

O mar interior se liga ao oceano por meio de estreitos, que o alimentam. Alguns dos exemplos mais conhecidos deste tipo de mar são:

O que são oceanos?

São imensas quantidades de água salgada que ocupam as depressões da superfície do nosso planeta. Existem três oceanos: Atlântico, Pacífico e Índico.

Eles concentram a maioria da água disponível no planeta e de muitas formas eles influenciam o clima no mundo tudo. Um bom exemplo disso são os chamados El-nino e La-nina que são aquecimento e resfriamento, respectivamente, das águas do oceano pacífico e esses eventos quando ocorrem alteram o padrão de temperatura, chuva, seca, entre outros em quase todo o globo terrestre.

E as águas geladas dos polos?

Os chamados “oceanos” Ártico e Antártico, na verdade, são mares, pois são rasos e não são muito extensos. As vezes eles são chamados de oceanos, mas o mais comum é considerá-los como mar ou como pate integrante dos demais oceanos.

Qual a diferença entre mares e oceanos?

A principal diferença é a extensão. Enquanto os mares são delimitados por continentes, os oceanos ocupam grandes áreas e não têm porções de terra. Com relação à profundidade, os mares têm centenas de metros abaixo do nível do solo enquanto os oceanos são extremamente profundos, alguns ainda impossíveis de serem explorados pelo homem.


 
Veja também: