O que é energia fóssil e não renovável?

Conheça sobre a energia proveniente de fontes fósseis ou de recursos que não são renováveis. Entenda quais são os principais recursos, suas vantagens e problemas que eles causam no seu uso, bem como a limitação deles.

» Página Inicial

A energia é o combustível da vida, sem ela não teríamos metade do conforto que temos atualmente. Além disso, podemos encontrar fontes geradoras de energia em quaisquer lugares da natureza.

Desde o Sol até nos alimentos, encontramos meios para produzir energia. As mais conhecidas são as que utilizamos para ascender uma lâmpada ou carregar nossos celulares. Eles provem também de fontes naturais.

Apesar disso, nem todos sabem que existem diferentes tipos de energia. Aqui iremos tratar sobre as energias provenientes de fosseis e aquelas que não são renováveis.

Saiba o que são cada uma delas, conheça alguns exemplos e descubra quais são as vantagens e as desvantagens do uso dessas energias. O intuito aqui é a transmissão de informações conhecimento de um jeito muito simples e de fácil compreensão.

Entenda mais da energia não renovável

Bomba de petróleo

Apesar de estar presente na natureza, este tipo de energia não se renova. Isto quer dizer que sua disposição natural é totalmente limitada, sendo possível um dia acabar.

É muito comum que esta energia se derive de resíduos de animais ou vegetais, levando, assim, anos para se constituir. Por esse motivo é que não se renova, é um processo lento e custoso.

Um dos maiores exemplos desse tipo de energia é o petróleo. Outro muito conhecido é o carvão mineral. Temos também um composto que está ganhando mais visibilidade que é o gás natural.

Mas quais são as vantagens do uso? Em primeiro lugar podemos dizer que é uma energia já conhecida de tempos atrás, tendo atualmente uma das melhores infraestruturas do mercado.

Outra questão envolvida é o valor ser mais baixo, sendo muito utilizado em países subdesenvolvidos.

Entretanto, essa energia tem pontos negativos como o fato de levar anos para se constituir, emitir gases poluentes ao meio ambiente e, inclusive, provoca as terríveis chuvas ácidas.

Conceito de energia fóssil

A energia resultante dos minerais é conhecida como combustível fóssil. Ele provem do carbono, ou seja, a transformação que ocorre em substancias em composição que se tornam o carbono.

Esse processo de transformação demora anos para ocorrer, sendo considerado uma energia que não é renovável.

Alguns exemplos de energias fósseis são a gasolina, o carvão mineral, óleo diesel e outros. Vale ressaltar que a extração é feita em regiões muito profundas de um solo ou mar.

Tem como vantagem a possibilidade de produzir a energia necessária para movimentar grandes máquinas, os automóveis e ainda ajuda na fabricação de energia elétrica.

É considerada, também, uma das fontes de energia mais baratas que existe no mundo, sendo muito investida por locais mais pobres do planeta.

Porém, apesar de apresentar benefícios consideráveis para as pessoas, pois muitas empresas precisam desse tipo de energia para movimentar, ela é uma das formas de energia que provocam alguns prejuízos.

Dentre eles é possível citar sobre a questão do efeito estufa. Este é um dos aliados desse problema que afetas todos. Fora que a energia fóssil provoca a emissão de poluentes e substancias tóxicas que comprometem a saúde da população que convive.


 
Veja também: