Tipos e classificação dos advérbios

Lista com os principais advérbios da língua portuguesa, seus tipos, classificação e aplicação deles na gramática do nosso cotidiano. Material útil para estudantes do ensino fundamental e ensino médio.

» Página Inicial

Você que está se preparando para uma prova importante como um vestibular o ENEM ou até mesmo um concurso público, precisa saber um pouco mais sobre os conceitos básicos da língua portuguesa, em especial sobre a gramatica. Este é um conteúdo extenso e merece toda atenção por aqueles que estão iniciando seus estudos.

Devido ao fato de que existem muitos termos e definições que devem ser guardados na memória, para se dar bem no dia da avaliação. E pode ter certeza que todos os conteúdos que você estudar farão a diferença quando estiver realizando uma avaliação ou até mesmo escrevendo uma redação.

Tipos de advérbios

E para que seu aprendizado seja efetivo é necessário que você constantemente se atualize com relação aos diferentes conceitos. Nunca deixe de estudar e revisar os conteúdos.

E com o objetivo de ajudar você estudantes, criamos esse post que irá te ajudar durante seus estudos. Você pode utilizar como de adquirir mais conhecimento ou reforçar aquilo que já conhece.

Aqui iremos conversar sobre uma matéria que assusta muitos estudantes, devido a acreditarem que seja algo difícil: os advérbios. Esse conteúdo é muito cobrado em qualquer avaliação que você for fazer, é preciso que você o tenha na ponta da língua.

Assim que você compreender os conceitos acerca do termo, a classificação será mais fácil. Dessa forma você não precisa decorar listas enormes com os principais advérbios. Com isso você economiza tempo e pode se dedicar a outros estudos.

Pois bem, vamos ao que interessa, veja nos próximos tópicos o que significa adverbio, classificação, quais os tipos e uma lista com os principais advérbios, além de exemplos que ajudaram a fixar o conteúdo em sua memória.

O que é adverbio?

Normalmente, nas aulas de português não damos a devida atenção aos conceitos dados pelo professor. Ficamos tão preocupados em decorar os termos, que esquecemos que é mais fácil entender o que é do que apenas decorar.

Por isso nem todas as pessoas sabem de fato que significa adverbio. Pois bem, os advérbios são as palavras que utilizamos com o intuito de modificar um outro termo dentro de uma frase ou qualquer texto.

Utilizamos o adverbio quando desejamos dar um outro sentido para os verbos, os adjetivos ou um outro adverbio. Para compreender melhor o sentido dele é interessante aplicar alguns advérbios em frases, veja:

Os termos em destaque são exemplos de alguns advérbios, porém existem muitos outros. Abaixo teremos uma lista com os principais advérbios. Mas, por momento, certamente deu pra entender um pouco mais sobre o que é adverbio.

Classificação

Os advérbios ainda possuem classificações, que ajudam a dar um sentido a uma determinada situação ou servir como acessório dentro de uma ideia expressa na frase. Eles podem ser classificados as seguinte forma:

  1. Lugar
  2. Tempo
  3. Modo
  4. Intensidade
  5. Dúvida
  6. Afirmação
  7. Negação

Dentro dessas classificações temos alguns termos que são recorrentes e que serão apresentados no próximo tópico.

Tipos de advérbios

Agora que você sabe como os advérbios são classificados, é interessante, antes de mostrar a lista, quais são os tipos que existem, ou seja, o grau do adverbio.

Lista com os principais advérbios

Advérbio de Modo

Bem, mal, assim, adrede, melhor, pior, depressa, devagar, acinte, debalde, cuidadosamente, calmamente, tristemente, dentre outros.

De Intensidade

Muito, demais, pouco, tão, quão, demasiado, bastante, imenso, demais, mais, menos, quanto, quase, tanto, assaz, tudo, nada, todo.

De Lugar

Aí, aqui, acolá, cá, lá, ali, adiante, abaixo, embaixo, acima, adentro, dentro.

De Tempo

Hoje, já, afinal, logo, agora, amanhã, amiúde, antes, ontem, tarde, breve, cedo, depois, enfim, entrementes, ainda.

De Negação

Não, nem, tampouco, nunca, jamais.

De Afirmação

Sim, deveras, indubitavelmente, decididamente, certamente, realmente, decerto, certo, efetivamente.

De Dúvida

Possivelmente, provavelmente, acaso, porventura, quiçá, será, talvez, casualmente.


 
Veja também: