Numeral multiplicativo, adjetivo e número do substantivo

» Página Inicial


Olá. Você sabe o que é um numeral multiplicativo? Não? E os numerais adjetivos e substantivos?

Se a resposta é não, você chegou no artigo certo. Aqui nós explicaremos cada uma destas classificações, abordando suas principais características e mostraremos alguns exemplos. Preparado (a)?

Numeral multiplicativo

Começando com a classificação de numerais multiplicativos. Os números multiplicativos são aqueles que fazem menção a um valor que já foi multiplicado. Isso significa que, é ele quem determina o acréscimo proporcional ou o número de vezes no qual um valor foi multiplicado.

Não tem entendeu? Veja a seguir alguns exemplos de numerais multiplicativos:

Veja a seguir algumas frases de exemplo, onde os numerais multiplicativos foram empregados:

Numeral multiplicativo

É importante ter em mente que os numerais pertencem a uma classe de palavras variáveis em gênero e número (singular e plural). Todavia, os numerais determinados multiplicativos são apenas variáveis em número e gênero (masculino e feminino) quando desempenham a função de adjetivos.

Numerais adjetivos

Chegamos a um ponto interessante sobre a denominação dos numerais. Como aprendemos na matéria de língua portuguesa na escola, “adjetivo” nada mais é do que uma palavra referida a um substantivo, indicando-lhe um atributo. Os adjetivos podem ser utilizados em gênero, número ou grau.

Os adjetivos são bem amplos, pois eles não se tratam apenas de atributos positivos. São considerados adjetivos: qualidades (bonito), defeitos (feio), temperatura (frio) e textura (duro). Estas são as categorias mais básicas. Há outras classificações de adjetivos, mas isso fica para um próximo texto, voltado a gramática.

Sendo assim, onde os adjetivos entram na matemática e o que eles têm a ver com numerais?

Os numerais adjetivos têm como característica a mudança no substantivo, indicando ou representando um valor adjetivo (qualitativo). Sendo assim, os números adjetivos podem ser usados em qualquer classificação de numerais, como por exemplo, os números cardinais, ordinais, fracionários e coletivos.

Neste caso, não é possível fazer uso dos numerais adjetivos em multiplicativos, pois não há como indicar um valor adjetivo a eles.

Sendo assim, veja a seguir alguns exemplos de frases onde há o uso de numerais representando um valor adjetivo:

Numerais substantivos

Já os números substantivos tem como característica os próprios numerais multiplicativos, que são utilizados para fazer a substituição de outros substantivos. Isso significa que, os numerais multiplicativos podem variar em número e gênero quando acompanham algum substantivo.

Veja os exemplos abaixo:

Sobre a relação dos numerais multiplicativos com os numerais substantivos, é importante frisar que os números multiplicativos não sofrem alteração quando exercem função substantiva. Veja o exemplo:

Conclusão:

Esta foi uma pequena aula de introdução aos numerais. A língua portuguesa possui uma série de classificações numéricas, e os numerais multiplicativos, adjetivos e substantivos são apenas alguns deles.

Todas estas classificações são usadas constantemente em nosso dia-a-dia, em conversas e situações sem ao menos percebermos, pois se trata de algo natural. Agora que você já sabe o que cada um deles representa, que tal compartilhar este post com seus amigos e espalhar conhecimento!?


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade