Tipos de minerais: Renováveis, metálicos e não metálicos

O que é um mineral e classificação de acordo com sua composição química. Por que os médicos falam que precisamos ingerir minerais?

» Página Inicial

Os minerais são compostos químicos inorgânicos formados de forma natural. São corpos sólidos e cristalinos formados por processos químicos em ambientes geológicos. Eles são classificados e denominados com base em sua composição química e na estrutura dos materiais que o compõem.

Os minerais podem ser divididos em metálicos e não-metálicos, dependendo se são formados ou não por compostos químicos metálicos, como os nomes sugerem. Os metálicos são bons condutores de eletricidade (ferros, cobre, alumínio, etc.) e os não-metálicos são neutros (areia, calcário, diamante, etc.).

Há uma série de propriedades físicas de cada mineral, que depende de sua composição química e de sua estrutura. As que podem ser observadas a olho nu são: cor, brilho, traço (cor quando reduzido a pó), clivagem (quebra do mineral de acordo com estrutura atômica interna), fratura, dureza, densidade, tenacidade (resistência), magnetismo, peso específico e sistema cristalino.

Tipos de minerais

Classificação de acordo com sua composição química?

Há oito tipos principais de minerais conforme sua composição:

Por que os médicos falam que precisamos ingerir minerais?

Há alguns minerais, chamados dietéticos, que são necessários à alimentação do ser humano. Eles compõem cerca de 4% do nosso corpo e participam de diversas reações químicas das células. Alguns deles são o potássio, o cálcio, o ferro, o zinco, o magnésio, o manganês e o iodo, entre muitos outros.

Como eles são obtidos?

Os minerais são retirados da natureza, em campos de extração. Eles são recursos naturais não renováveis. Isso significa que a formação do mineral levou milhares de anos para acontecer e não há como repor o que foi retirado. As extrações causam impactos ambientais se não reguladas, como a modificação de características físicas do local de exploração ou contaminação de solo ou de água por substâncias utilizadas para colher minerais metálicos.

Por Redaweb e redação


 
Veja também: