Tipos de frases: Interrogativas e imperativas, exclamativas e optativas

Perguntas e respostas sobre tipos de frases, como as interrogativas, as exclamativas, as declarativas, as imperativas e optativas. Veja exemplos de cada um delas.

» Página Inicial


O que é frase e quais os tipos de frases?

Quando pensamos em linguagem devemos levar em conta a intencionalidade discursiva, ou seja, qual a mensagem que queremos passar através da nossa comunicação. Por isso uma frase é um enunciado escrito ou falado com sentindo completo, na escrita precisamos cuidar os sinais de pontuações, pois serão eles os responsáveis para o entendimento da frase, ele revela nossos sentimentos e intenções em relação àquilo que queremos transmitir. Na fala percebemos a intenção através do tom de voz empregado na frase, assim sendo temos frases: exclamativas, interrogativas, declarativas- negativas e afirmativas- e imperativas.

Tipos de frases

Exclamativas

Nas frases exclamativas, o emissor da mensagem externa uma emoção, um estado afetivo. Podem ter a entonação um pouco prolongada.

Exemplos:

Interrogativas

As frases interrogativas estão presentes no nosso vocabulário quando uma pergunta é feita por quem emite a mensagem. Elas são usadas para saber ou confirmar alguma coisa, com a interrogação podendo ser tanto direta quanto indireta. Nas perguntas diretas usamos o ponto de interrogação e nas indiretas usamos o ponto final.

Exemplos:

Declarativas

Uma frase declarativa se apresenta quando um fato é apontado. Essa modalidade de sentença dá uma informação ou comenta algo, e se classifica em declarativas afirmativas ou negativas.

Exemplos:

Imperativas

Frases imperativas se apresentam quando um comando é dado por quem emite a mensagem; quando aconselha ou pede alguma coisa usando o verbo imperativamente. Essas também podem ser afirmativas ou negativas.

Exemplos:

Optativas

As frases optativas são empregadas para expor um desejo do emissor da mensagem. E deve ser pontuada com o ponto de exclamação.

Exemplos:

O que são frases nominais?

As frases nominais são aquelas compostas sem a utilização de nenhum verbo.

Exemplos:

O que são frases verbais?

Frases verbais, como o nome já diz, são feitas com a utilização do verbo.

Exemplos:


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade