Tipos de força: Dinâmica e estática, aeróbica e explosiva

Perguntas e respostas sobre o que é força, suas particularidades e os principais tipos de forças existentes, como contato, magnética, elétrica, peso, atrito e centrípeta.

» Página Inicial

A força é o estudo do movimento dos corpos, ligado à dinâmica. Esse movimento acontece depois de aplicarmos uma força sobre um determinado objeto para que ele se mova. A primeira pessoa a realizar estudos profundos sobre a força foi o físico inglês Isaac Newton. Por isso, hoje usamos a letra N para designar a medida de força, que chama-se Newton.

Por ser uma grandeza vetorial, a força é composta por módulo, direção e sentido. Módulo é o esforço aplicado para realizar o movimento. Direção é por onde o corpo se move (vertical ou horizontal). E sentido é onde a força é aplicada (de cima para baixo ou vice-versa).

Quais os tipos de forças existentes?

tipos de força

Existem os seguintes tipos de forças: contato, magnética, elétrica, peso, atrito e centrípeta.

De contato

A força de contato é quando dois objetos se tocam, gerando força no ponto de contato. Dessa forma, a força deixa de agir sobre o corpo quando o contato se encerra.

Magnética

É a força entre dois objetos, que atua mesmo sem contato. Isso acontece entre imãs de polos iguais, que se repelem.

Elétrica

A força elétrica pode ser de atração ou repulsão, dependendo de sua carga, quando são colocadas uma em presença da outra.

Peso

O peso é determinado pela força sofrida por um objeto por conta da atração gravitacional exercida por outro corpo. É por isso que umas pessoas tem um peso na Terra, onde a gravidade é de 9,8 metros por segundo quadrado, e outro na Lua, que tem gravidade de 1,6 m/s².

De atrito

O atrito é a resistência existente entre quando dois objetos estão sendo movidos em direções opostas, causando resistência.

Centrípeta

A força centrípeta é o resultado do movimento de um objeto de forma circular ou curvilínea, puxando este corpo para o centro da trajetória. É o que acontece quando faz-se uma curva com o carro ou a força exercida por um planeta ao se movimentar.


 
Veja também: