Tipos de clima: Tropical e subtropical, polar, temperado e semiárido

Perguntas e respostas sobre tipos de clima. O que é clima e principais tipos e suas características como clima polar, mediterrâneo, desértico, equatorial, subtropical, temperado, semiárido, entre outros

» Página Inicial

Há vários tipos de clima no nosso planeta, enquanto em uma região é quente e úmido, em outra é frio e seco. Chuva, temperatura, umidade, ventos e outros fatores meteorológicos sofre variações muito significativas, dependendo da região da terra.

Existe alguns padrões de cada região, que chamamos de tipos de climas e abaixo mostraremos os mais conhecidos e suas características principais:

Clima tropical

É comum nas regiões entre os trópicos de câncer e capricórnio, como o Brasil. Apresenta temperaturas mais elevadas, com médias de 25°C ou mais. Com alta concentração de umidade no ar, os locais que apresentam um clima tropical possuem duas estações bem definidas: o verão (quente e úmido) e o inverno (muitas chuvas e um período mais seco). Algumas regiões, como o sudeste do Brasil tem um inverno frio/ameno e seco.

Na classificação climática de Köppen-Geiger, pode também ser denominado tropical chuvoso, possuindo 3 tipos distintos: o Aw, de chuvas de verão; o Aw’, de chuvas de verão e outono; e o As, de chuvas de outono e inverno. No Brasil, o Aw compreende grande parte da região Centro-Oeste, porções da região Nordeste e porções da região Sudeste. O Aw’ compreende o litoral da região Norte e uma parte do litoral da região Nordeste. Já o As compreende grande parte do litoral da região Nordeste.

Há também o clima tropical de altitude, que abrange algumas regiões mais elevadas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Norte e do Sul.

A maior parte do território brasileiro encontra-se num ambiente intertropical, mas isso não quer dizer que todas as regiões entre os trópicos apresentem o clima tropical. A Amazônia, por exemplo, encontra-se na zona intertropical, porém seu clima é equatorial, o qual será descrito com maior aprofundamento mais tarde.

Subtropical

É um clima de transição entre o clima tropical para o temperado. Assim, suas temperaturas também variam que podem ser mais amenas e outras vezes ultrapassar a média dos 30°C. É um clima rico em chuvas, porém são bem distribuídas durante as estações do ano.

No Brasil, o clima subtropical, também chamado de subtropical úmido, compreende toda a região Sul (estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), pois esta encontra-se abaixo do trópico de capricórnio, não mais pertencendo à zona intertropical. Esse tipo de clima também compreende uma pequena porção meridional da região centro-oeste (estado do Mato Grosso do Sul) e da região Sudeste (estado de São Paulo). É um clima controlado pelas massas atmosféricas tropicais e polares.

Equatorial

Tempestade de chuva

Abrange regiões próximas à linha do Equador. O índice pluviométrico é bastante elevado, ou seja, as chuvas são abundantes durante o ano todo, e as temperaturas são altas, com médias mensais de cerca de 27°C. A amplitude térmica, isto é, a variação de temperatura, é bem baixa e as estações do ano não existem, pois a temperatura e o regime de chuvas permanecem sempre constantes, sem variações no decorrer do ano.

De acordo com a classificação climática de Strahler, no Brasil, o clima equatorial recebe o nome de equatorial úmido da convergência dos alísios. Alísio, para quem não sabe, é um tipo de vento. Esse tipo de clima compreende toda a região Norte e uma parte da região Centro-Oeste.

Na classificação climática de Köppen-Geiger, pode ser também chamado de tropical chuvoso, sendo de 2 tipos distintos: o Af, sem estação seca definida; e o Am, das chuvas de monções com uma pequena seca no inverno. O Af compreende a Amazônia ocidental. O Am abrange o restante da Amazônia.

Temperado

Possui temperaturas amenas, porém úmidas com temperaturas que variam de 6°C a 14°C. Presente em regiões de altitudes médias, o clima pode se dividir em um clima temperado continental, com invernos mais rígidos por não ter um nível alto de umidade e um clima temperado oceânico, com maior umidade devido à influência dos oceanos.

Semiárido

Apresenta temperaturas relativamente altas, com médias a partir de 27°C. Presente em regiões da Austrália, da África e no Nordeste brasileiro, o clima semiárido possui médias pluviométricas baixas devido ao nível baixo de chuvas durante o período.

Na classificação climática de Köppen-Geiger, é chamado de seco ou BSh, caracterizando-se por apresentar escassas chuvas de inverno e altas temperaturas o ano inteiro.

O clima semiárido, também denominado tropical semiárido, afeta, no Nordeste brasileiro, uma região chamada de Polígono das Secas.

Polar

arvores congeladas

Presente nas zonas polares do planeta, norte e sul. As temperaturas sempre são baixas, chegando a -40°C em média ou até menos. Essa variação também altera a duração do dia e da noite nessas regiões, especialmente em locais com latitudes elevadas.

A temperatura máxima no verão é de apenas 10°C.

Alguns exemplos de países que apresentam esse tipo de clima são: Estados Unidos (estado do Alasca), Rússia (região da Sibéria), Canadá, entre outros.

Na classificação climática de Köppen-Geiger, o clima polar pertence ao grupo E.

Mediterrâneo

Semelhante às características do clima tropical, o clima mediterrâneo só diferencia por duas variáveis: ocorre em locais próximos ao Mar Mediterrâneo, com o verão e o inverno bem definidos e com um nível de chuvas menor que o clima tropical.

Desértico

deserto

Pode estar em regiões temperadas ou tropicais. A variação da temperatura do dia para a noite é grande, chegando a 50°C de dia e temperaturas negativas à noite, como -20°C. Há baixíssima umidade e nível de chuva baixo.

O clima desértico, como o próprio nome diz, é o clima dos desertos. Ao contrário do que alguns pensam, o deserto mais seco do mundo não é o do Saara, mas sim o do Atacama, do Chile. E o mais quente também não é o do norte africano, mas sim o deserto de Lut, no Irã, onde já foram registradas temperaturas de mais de 70°C, de acordo com medições da NASA.

 


 
Veja também: